A interculturalidade tem sido apontada como um caminho possível para a descolonização dos currículos. Neste sentido, o presente trabalho buscou identificar, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prescrições favoráveis à contemplação de diferentes saberes sobre o mundo natural na área de Ciências da Natureza, abarcando os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se por sua natureza descritiva e exploratória, a qual fundamenta-se na Análise Documental. Os registros encontrados foram prevalentes no ensino fundamental e estiveram restritos ao conteúdo de astronomia e cosmologia. Em comum, se caracterizaram pela preocupação em conceber o conhecimento astronômico sob a ótica de distintas culturas e suas cosmovisões, sem, no entanto, especificá-las. Conclui-se, portanto, que as possibilidades explícitas de abordagem intercultural foram falhas e insuficientes e que a BNCC mantém a tendência eurocêntrica de currículo.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS