DIVERSIDADE DE SABERES SOBRE O MUNDO NATURAL NA PERSPECTIVA DA BNCC: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

  • Autor
  • Alice Cruz de Jesus
  • Co-autores
  • Yngrid de Jesus Alves Santos , Lia Midori Meyer Nascimento
  • Resumo
  • A interculturalidade tem sido apontada como um caminho possível para a descolonização dos currículos. Neste sentido, o presente trabalho buscou identificar, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prescrições favoráveis à contemplação de diferentes saberes sobre o mundo natural na área de Ciências da Natureza, abarcando os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se por sua natureza descritiva e exploratória, a qual fundamenta-se na Análise Documental. Os registros encontrados foram prevalentes no ensino fundamental e estiveram restritos ao conteúdo de astronomia e cosmologia. Em comum, se caracterizaram pela preocupação em conceber o conhecimento astronômico sob a ótica de distintas culturas e suas cosmovisões, sem, no entanto, especificá-las. Conclui-se, portanto, que as possibilidades explícitas de abordagem intercultural foram falhas e insuficientes e que a BNCC mantém a tendência eurocêntrica de currículo.

  • Palavras-chave
  • Currículo; Educação das Relações Étnico-Raciais; Ensino de Ciências; Decolonialidade; Interculturalidade.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

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