DESCOLONIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A ÓTICA DE MALCOM FERDINAND PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

  • Autor
  • Kawany Vitoria Silva Alves
  • Co-autores
  • José Eduardo Andrade Neto , Lia Midori Meyer Nascimento
  • Resumo
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    Esse estudo em andamento de natureza empírica visa observar o diálogo decolonial entre a obra Uma Ecologia Decolonial de Ferdinand e uma Educação Ambiental Crítica (EAC). Essa pesquisa segue uma metodologia qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Esse trabalho, apresenta o contexto sociocultural do período colonial como fator fundamental para as crises climáticas e injustiças sociais. Nesse sentido, essa investigação apresenta resultados preliminares da análise de conteúdo. Nos resultados, identificamos alguns pontos de articulação na obra de Ferdinand e a EAC, principalmente no que se refere à compreensão dos problemas ambientais, exploração de recursos naturais e injustiças sociais.

     

  • Palavras-chave
  • Decoloniedade; Ecologia Decolonial; Crise Climática; Ensino de Ciências e Biologia; Educação das Relações Étnico-Raciais Raciais.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

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