O presente artigo discute a incorporação do pensamento decolonial no ensino de Geografia. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem essencialmente qualitativa. O resultado dessa revisão bibliográfica está estruturado em duas partes. Na primeira, realiza-se uma discussão acerca do pensamento decolonial e uma breve apresentação do que Maldonado-Torres (2023) chama de arquitetura conceitual básica, que referencia e auxilia na compreensão da decolonialidade. Na segunda parte, realiza-se uma breve reflexão sobre a perspectiva decolonial na educação, corporificada na Pedagogia Decolonial, com destaque para o processo de descolonização no ensino de Geografia e na incorporação do pensamento decolonial na Geografia escolar. Como resultado dessa revisão bibliográfica, constata-se uma produção incipiente no que se refere à educação decolonial na Geografia escolar, pois, apesar do crescente debate em torno da inserção da decolonialidade nas práticas de ensino da Geografia, verifica-se a necessária e urgente renovação epistemológica nesta ciência, tendo em vista o potencial humanístico-crítico que o conhecimento geográfico possui na construção de outras perspectivas que auxiliam no processo formativo do estudante e nas diferentes leituras de mundo.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS