Considerando que os professores são fruto de seus processos formativos, a grande atenção volta-se então para estes processos. O objetivo geral deste estudo é identificar elementos que configurem a concepção e a execução de propostas de Formação Continuada de Professores de profissionais que atuam em uma Escola Criativa. Com base nessas características, para atingir o objetivo geral da pesquisa, foi conduzido um estudo de natureza qualitativa, com foco em uma escola de educação básica da rede municipal localizada em União da Vitória-PR. A análise foi realizada tendo como fundamento teórico Imbernon (2010). Os resultados mostram uma concepção de Formação Continuada como um processo de construção coletiva, onde os professores vão conversando uns com os outros, discutindo ideias, revendo planejamentos e avaliando propostas em uma abordagem colaborativa. Um processo dinâmico e participativo, no qual o conhecimento é construído coletivamente, tendo como ponto de partida o contexto em que o professor está inserido, mediado pelo constante diálogo com sua realidade escolar e com seus alunos, onde se busca entender as necessidades e adaptar as estratégias de ensino a cada contexto específico.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS