Papel e Organização dos estudantes perspectivados em tarefas de Álgebra em duas coleções de materiais curriculares

  • Autor
  • Cléia Ferreira Niz Rocha
  • Co-autores
  • Gilberto Januario , Ana Paula Perovano
  • Resumo
  •  

    O trabalho aqui apresentado orientou-se pelo objetivo de discutir a organização e papel dos estudantes em duas coleções de materiais curriculares de Matemática. Para isso, foi realizada uma análise das abordagens pedagógicas em tarefas de Álgebra e orientações de ensino correlatas, em Manuais do Professor. Os resultados evidenciam que, nas tarefas, são perspectivados estudantes com pouca participação no processo de aprendizagem, o que pode ser ratificado com a maior frequência para o papel de respondente. No que se refere à organização da turma no processo de resolução das tarefas, a maior frequência é a disposição individual, o que proporciona aos estudantes pouca interação entre eles e com o professor e estudante.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática. Abordagens Pedagógicas. Organização dos Estudantes. Papel dos Estudantes
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS