Este estudo analisa como o uso do GeoGebra Classroom Beta (ggb-CB), dentro da proposta da Tecformação Digital, pode potencializar o processo de aprendizagem na formação inicial de professores de Matemática, no que tange a demonstração do Triângulo Retângulo Inscrito no Semicírculo com foco no desenvolvimento do pensamento geométrico. Desse modo, sinaliza que foi aplicada uma pesquisa-intervenção mediante uma abordagem qualitativa, em uma disciplina do curso de licenciatura em Matemática com o foco no ensino de geometria. A metodologia baseou-se na Atividade Orientada de Ensino e Aberta (AOEA), que promoveu a autoformação e a exploração dinâmica de conceitos geométricos através de Tecnologias Digitais Interativas (TDI). Os resultados evidenciam que o ggb-CB facilitou a visualização e dedução geométrica, estimulando o desenvolvimento progressivo do pensamento geométrico dos participantes conforme os níveis de Van Hiele. Conclui-se que a Tecformação Digital oferece um modelo híbrido inovador, que transforma as práticas pedagógicas e prepara futuros professores para as demandas contemporâneas da Educação Matemática, integrando teoria e prática de maneira interativa.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS