A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DA REVISTA EM FAVOR DA IGUALDADE RACIAL

  • Autor
  • Hugo de Souza Lima de Oliveira
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho objetivou refletir sobre as práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, a metodologia adotada foi uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O corpus de análise é composto por artigos publicados no periódico da Revista Em Favor da Igualdade Racial, no período de 2018 a 2024. A conclusão sinaliza para a importância da formação continuada com foco nas relações étnico-raciais como um caminho para enfrentar o racismo, bem como a quantidade limitada de estudos dedicados às práticas pedagógicas antirracistas nos anos iniciais do ensino fundamental, mesmo após a promulgação da Lei 10.639/03.

     

  • Palavras-chave
  • práticas pedagógicas antirracista, relações étnico-raciais, anos iniciais do ensino fundamental
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS