O PAPEL DE ESTUDANTES E DE PROFESSORES PERSPECTIVADO EM INDICATIVOS DE JOGOS DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Bianca de Souza França Durães
  • Resumo
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    O estudo apresentado neste trabalho partiu do objetivo de investigar o papel perspectivado de professores e estudantes em indicativos de jogos em materiais curriculares de Matemática. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Para a produção de dados, foi constituído um grupo focal com três professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no qual elas leram, interpretaram e avaliaram indicativos de jogos selecionados de Manuais do Professor de materiais curriculares. Como principais resultados, as professoras identificaram diferentes interações perspectivadas nos indicativos, o que, para elas, implicam as aprendizagens dos estudantes e o seu envolvimento com as tarefas propostas. Além disso, os resultados convergem para as condições institucionais e de formação para que os jogos possam, efetivamente, se constituírem como suporte de apoio ao desenvolvimento curricular em Matemática.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Matemática, Relação Professor-Currículo, Indicativo de Jogos, Abordagens Pedagógicas.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
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