O estudo apresentado neste trabalho partiu do objetivo de investigar o papel perspectivado de professores e estudantes em indicativos de jogos em materiais curriculares de Matemática. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Para a produção de dados, foi constituído um grupo focal com três professoras dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no qual elas leram, interpretaram e avaliaram indicativos de jogos selecionados de Manuais do Professor de materiais curriculares. Como principais resultados, as professoras identificaram diferentes interações perspectivadas nos indicativos, o que, para elas, implicam as aprendizagens dos estudantes e o seu envolvimento com as tarefas propostas. Além disso, os resultados convergem para as condições institucionais e de formação para que os jogos possam, efetivamente, se constituírem como suporte de apoio ao desenvolvimento curricular em Matemática.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS