Esta pesquisa pretende analisar como as práticas educativas desenvolvidas em uma escola de comunidade rural estão sendo assimiladas pelos alunos no contexto de formação do pensamento histórico, bem como, as possibilidades e usos dos conhecimentos da História da comunidade como ponto de partida para a compreensão do estudante, de que ele é um “sujeito histórico” e, a partir daí, perceber o impacto ou influência desta perspectiva como potencializadora da aprendizagem histórica. Com suporte teórico de Rüsen (2007, 2011) e discussões de Schmidt (2011) do qual utilizaremos os conceitos de consciência histórica e aprendizagem histórica, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: Como as práticas educativas desenvolvidas na Escola Municipal do Distrito do Pradoso estão sendo assimiladas pelos alunos no seu contexto de formação do pensamento histórico? Tem como objetivo analisar como a aprendizagem histórica acerca da História do Distrito possibilita a formação da consciência histórica dos alunos. Será desenvolvida uma pesquisa qualitativa estruturada a partir da realização de entrevistas com professores de História e coordenador pedagógico da unidade escolar, encontros com estudantes e aplicação de questionários. Busca-se identificar as ideias que os alunos apresentam sobre a disciplina, o ensino de história e os conhecimentos que são mobilizados sobre a História do Distrito de Pradoso, em Vitória da Conquista - Ba. Posteriormente será desenvolvida uma intervenção,?com apresentação de?uma exposição do tema “O Pradoso e suas Histórias” seguido de trabalho com fontes históricas, para construção de novos dados em narrativas sobre a temática, através de aplicação de questionário previamente elaborado.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS