REFLEXÃO E PROBLEMÁTICA SOBRE A ABORDAGEM DA PROVA BRASIL NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MINAS GERAIS

  • Autor
  • Joédna de Almeida Magalhães
  • Resumo
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    O trabalho orienta-se pelo objetivo de conhecer e discutir a abordagem dada à Prova Brasil em algumas pesquisas no campo da Educação Matemática. Para isso, foi realizado um estado do conhecimento que resultou em nove dissertações e teses, as quais versam sobre a Prova Brasil no contexto de Minas Gerais. Com a leitura, foi elaborado um fichamento para destacar os principais aspectos nos trabalhos. Como principais resultados, destaca-se que as abordagens sobre a referida prova convergem para os desafios e as oportunidades para a Educação Matemática, no que se refere à compreensão do propósito dessa avaliação e o trabalho pedagógico a ser desenvolvido em função de seus resultados. Os resultados mostram que a Prova Brasil é importante para o contexto educacional, entretanto, ela é passível de ranqueamento e competição entre escolas, o que faz com que se perca o seu propósito de avaliar e induzir políticas públicas educacionais, uma vez que as escolas preparam os estudantes para fazê-la. A análise indica a necessidade de discutir estratégias para uma avaliação externa mais inclusiva e que valorize o desenvolvimento dos estudantes ao invés de reduzi-los a dados quantitativos.

     

  • Palavras-chave
  • Prova Brasil; Avaliação Externa; Rankings, Competição.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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