O trabalho orienta-se pelo objetivo de conhecer e discutir a abordagem dada à Prova Brasil em algumas pesquisas no campo da Educação Matemática. Para isso, foi realizado um estado do conhecimento que resultou em nove dissertações e teses, as quais versam sobre a Prova Brasil no contexto de Minas Gerais. Com a leitura, foi elaborado um fichamento para destacar os principais aspectos nos trabalhos. Como principais resultados, destaca-se que as abordagens sobre a referida prova convergem para os desafios e as oportunidades para a Educação Matemática, no que se refere à compreensão do propósito dessa avaliação e o trabalho pedagógico a ser desenvolvido em função de seus resultados. Os resultados mostram que a Prova Brasil é importante para o contexto educacional, entretanto, ela é passível de ranqueamento e competição entre escolas, o que faz com que se perca o seu propósito de avaliar e induzir políticas públicas educacionais, uma vez que as escolas preparam os estudantes para fazê-la. A análise indica a necessidade de discutir estratégias para uma avaliação externa mais inclusiva e que valorize o desenvolvimento dos estudantes ao invés de reduzi-los a dados quantitativos.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS