A didática sensível, propõe a união entre razão e sensibilidade, tornando o processo educacional mais humanizado, que valoriza as diversas formas de aprender do estudante, respeitando suas vivências e emoções. Nesse contexto, os recursos didáticos são um caminho possível para possibilitar a compreensão do conteúdo e que as várias maneiras de aprender dos estudantes sejam contempladas. Dessa forma, este ensaio de cunho teórico tem como objetivo explanar como a associação da Didática sensível com os recursos didáticos pode contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. No ensinar Biologia, a associação da didática sensível com os recursos didáticos, possibilita que o conteúdo não apenas seja transmitido, mas vivenciado de forma contextualizada. Essa junção possibilita que se tenha a potencialização do ensino-aprendizagem de modo que atendam às necessidades educacionais e realidades dos estudantes, possibilita a aprendizagem conectando o conteúdo à realidade dos estudantes, além de contribuir para sua formação cidadã, crítica, ética e reflexiva.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS