DIDÁTICA SENSÍVEL E RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ASSOCIAÇÃO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

  • Autor
  • Luziane Lisboa Moitinho
  • Resumo
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    A didática sensível, propõe a união entre razão e sensibilidade, tornando o processo educacional mais humanizado, que valoriza as diversas formas de aprender do estudante, respeitando suas vivências e emoções. Nesse contexto, os recursos didáticos são um caminho possível para possibilitar a compreensão do conteúdo e que as várias maneiras de aprender dos estudantes sejam contempladas. Dessa forma, este ensaio de cunho teórico tem como objetivo explanar como a associação da Didática sensível com os recursos didáticos pode contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. No ensinar Biologia, a associação da didática sensível com os recursos didáticos, possibilita que o conteúdo não apenas seja transmitido, mas vivenciado de forma contextualizada. Essa junção possibilita que se tenha a potencialização do ensino-aprendizagem de modo que atendam às necessidades educacionais e realidades dos estudantes, possibilita a aprendizagem conectando o conteúdo à realidade dos estudantes, além de contribuir para sua formação cidadã, crítica, ética e reflexiva.

     

  • Palavras-chave
  • Escuta sensível; Educação sensibilizadora; Razão e sensibilidade; Protagonismo estudantil.
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  • Processos, recursos e materiais educativos
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