ABORDAGENS SEMIÓTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Angelica Aparecida Pacheco
  • Co-autores
  • Janine Freitas Mota
  • Resumo
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    Este trabalho tem como objetivo analisar um livro didático de Matemática do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021, identificando os Registros de Representação Semiótica utilizados no estudo de Sistemas Lineares e se há situações que propiciem a conversão de registros. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo análise documental e fundamenta-se no referencial teórico dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009). Optamos pela análise de livros em virtude desse material ser o principal recurso utilizado pelos professores para o planejamento de suas práticas. Os resultados obtidos nesse trabalho mostram que os Sistemas Lineares são representados em diferentes registros de representação e que o registro algébrico continua sendo o mais predominante no livro analisado, tanto nos exemplos abordados quanto nos exercícios resolvidos ou propostos. Ainda foi identificado que a conversão do registro em língua natural para o registro algébrico é o mais prevalente.

     

  • Palavras-chave
  • Sistemas Lineares; Livro Didático; Teoria dos Registros de Representação Semiótica.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
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