Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa para a dissertação que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino- PPGEn da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, financiada pelo Programa De Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB. Como O estudo parte da seguinte questão: De que maneira o Componente curricular Geografia é apresentado nos referenciais curriculares oficiais e como ocorre o ensino na prática da sala de aula numa escola estadual no município de Carinhanha- Ba? E considerando as competências e habilidades descritas no DCRB da Bahia para o Ensino Médio como são utilizadas as metodologias para a compreensão do lugar e do território? com o objetivo de analisar como o componente curricular Geografia é apresentado nos referenciais curriculares oficiais e como ocorre o ensino na prática da sala de aula numa escola estadual de Carinhanha-Ba e considerando as competências e habilidades descritas no DCRB da Bahia para o ensino médio observar como são utilizadas as metodologias para a compreensão do lugar e do território. Espera-se observar um novo olhar em relação ao ensino de Geografia no que se refere a implementação do Novo Ensino Médio, bem como os desafios e oportunidades encontradas com o currículo adotado pela escola estudada, visto que, o ensino de Geografia é essencial para formar sujeitos críticos e engajados na sociedade, preparando-os para enfrentar os desafios da contemporaneidade.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS