Inúmeros são os enfrentamentos dos professores no âmbito escolar, diante disso, imprescindível, então, é cogitar sobre o exercício da atuação docente. Conjecturar sobre o exercício da atuação do professor está além das paredes de uma sala de aula tradicional, uma vez que os professores não realizam suas atribuições apenas quando estão à frente de um quadro branco. Este estudo está inserido no eixo Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades. Sendo assim, o presente trabalho objetivou investigar a jornada extraclasse (AC) na escola e compreender se esta tem atendido às necessidades dos professores para o planejamento de suas atividades. Destarte, a metodologia e o corpus de análise deste estudo monográfico são compostos por seis diálogos realizados com professores da rede de ensino pública da cidade de Guanambi-Ba e Guirapá-Ba, que foram posteriormente transcritas e analisadas. Em suma, os resultados evidenciaram que o tempo designado para a jornada extraclasse não é suficiente para abarcar todas as demandas do âmbito escolar, fazendo com que a (AC) ultrapasse os muros da escola e adentre a vida particular do professor.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS