CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Autor
  • Elenita Brito Aragão Assis
  • Co-autores
  • Maria Stella Alves Lima Gomes , Rayanne Kelly de Oliveira Alves
  • Resumo
  •  

    Este texto constitui uma reflexão sobre contextos de violência na educação de jovens e adultos. Para tanto, insere-se no eixo Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar os diferentes contextos de violência que afetam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as formas de violência física, simbólica, institucional, estrutural e cyberbullying, e como esses fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem, a permanência escolar e a inclusão social desses alunos. A partir de uma pesquisa qualitativa no viés bibliográfico e documental, examinou-se o corpus de análise que é composto por fontes teóricas relacionadas ao tema em estudo, sendo assim, o corpus abrange artigos acadêmicos, livros, teses e dissertações, além de documentos oficiais, como legislações e diretrizes educacionais. A conclusão sinaliza as dificuldades enfrentadas pela EJA, frequentemente marcada por históricos de exclusão social e escolar, e na urgência de implementar políticas públicas e práticas pedagógicas que não só reconheçam essas violências, mas que também sejam capazes de promover a inclusão efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Contexto de Educação; Cyberbullying; Educação de Jovens e Adultos; Espaços de Violência.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS