Este texto constitui uma reflexão sobre contextos de violência na educação de jovens e adultos. Para tanto, insere-se no eixo Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades. Assim, a presente pesquisa objetivou analisar os diferentes contextos de violência que afetam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as formas de violência física, simbólica, institucional, estrutural e cyberbullying, e como esses fatores influenciam o processo de ensino e aprendizagem, a permanência escolar e a inclusão social desses alunos. A partir de uma pesquisa qualitativa no viés bibliográfico e documental, examinou-se o corpus de análise que é composto por fontes teóricas relacionadas ao tema em estudo, sendo assim, o corpus abrange artigos acadêmicos, livros, teses e dissertações, além de documentos oficiais, como legislações e diretrizes educacionais. A conclusão sinaliza as dificuldades enfrentadas pela EJA, frequentemente marcada por históricos de exclusão social e escolar, e na urgência de implementar políticas públicas e práticas pedagógicas que não só reconheçam essas violências, mas que também sejam capazes de promover a inclusão efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS