TROCA DE PAPÉIS: A EXPERIÊNCIA DE ESTAR NO LUGAR DO OUTRO

  • Autor
  • Rita de Cássia Santos Almeida
  • Resumo
  •  

    Este trabalho se refere a produção textual de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola privada de um município do interior do Estado de São Paulo, para que os alunos pratiquem a arte de ouvir, refletir, colocar-se no lugar do outro e escrever uma história ouvida, mudando o foco narrativo. Tem como objetivos verificar se o aluno, ao trocar seu papel, se envolverá na trama ouvida, de modo claro e coerente com a situação apresentada inicialmente. Além disso, esta pesquisa pretende outo objetivo, que é levantar indícios para compreender se o rascunho produzido receberá alterações; ou seja, se foi proficiente deixar o texto descansar por um tempo e retomá-lo para dar continuidade ao trabalho. Ao final, espera-se que tenham tido sucesso na posição do outro e que o sistema de ‘texto dormido’ os auxilie para refletirem sobre a própria escrita e para alcançarem bons resultados.

     

  • Palavras-chave
  • Produção Textual; foco narrativo; Reescrita
  • Área Temática
  • Processos, recursos e materiais educativos
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS