Este trabalho se refere a produção textual de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola privada de um município do interior do Estado de São Paulo, para que os alunos pratiquem a arte de ouvir, refletir, colocar-se no lugar do outro e escrever uma história ouvida, mudando o foco narrativo. Tem como objetivos verificar se o aluno, ao trocar seu papel, se envolverá na trama ouvida, de modo claro e coerente com a situação apresentada inicialmente. Além disso, esta pesquisa pretende outo objetivo, que é levantar indícios para compreender se o rascunho produzido receberá alterações; ou seja, se foi proficiente deixar o texto descansar por um tempo e retomá-lo para dar continuidade ao trabalho. Ao final, espera-se que tenham tido sucesso na posição do outro e que o sistema de ‘texto dormido’ os auxilie para refletirem sobre a própria escrita e para alcançarem bons resultados.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS