Este trabalho analisa o impacto de oficinas práticas de sustentabilidade e reciclagem em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. As oficinas foram pensadas e elaboradas com objetivo de promover, de forma lúdica, práticas de coleta seletiva e reaproveitamento de materiais, incentivando a conscientização ambiental entre os alunos. A metodologia utilizada incluiu duas oficinas: a primeira abordou a separação de materiais recicláveis, e a segunda, desafiou as crianças a criarem instrumentos musicais a partir de garrafas de água, potes de sorvete, palitos, entre outros. Os resultados indicam um elevado engajamento e aprendizado por parte dos alunos. Este estudo sugere que embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborde a educação ambiental, suas diretrizes limitadas e fragmentadas dificultam a criação de um vínculo contínuo e profundo com a sustentabilidade nos anos iniciais.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS