UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL – VITÓRIA DA CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DE VYGOTSKY

  • Autor
  • Maria Júlia de Brito Melo
  • Co-autores
  • Gardênia Pereira Rocha de Carvalho , Adriana David Ferreira Gusmão
  • Resumo
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    Este texto objetiva realizar uma análise do Referencial Curricular do município de Vitória da Conquista – Bahia, à luz das teorias de aprendizagem.  A pesquisa é bibliográfica e tomou como documento para análise o Referencial Curricular de Vitória da Conquista, na seção da Educação Infantil. O estudo foi de modo criterioso. Primeiramente foi feita a leitura completa do documento, a próxima etapa foi efetuada a compreensão dos dados à luz das teorias da aprendizagem. Buscamos identificar quais premissas das teorias da aprendizagem estão consolidadas no Referencial Curricular do Município de Vitória da Conquista e as colaborações dessas teorias para a construção de um ambiente educacional de qualidade. Constatamos que este documento enfatiza a importância de um ambiente educacional que integra o cuidado e a educação de forma indissociável, promovendo uma abordagem holística e humanista que valoriza o desenvolvimento integral da criança.

     

  • Palavras-chave
  • educação infantil; referencial curricular; Vygotsky; teorias de aprendizagem
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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