Este texto objetiva realizar uma análise do Referencial Curricular do município de Vitória da Conquista – Bahia, à luz das teorias de aprendizagem. A pesquisa é bibliográfica e tomou como documento para análise o Referencial Curricular de Vitória da Conquista, na seção da Educação Infantil. O estudo foi de modo criterioso. Primeiramente foi feita a leitura completa do documento, a próxima etapa foi efetuada a compreensão dos dados à luz das teorias da aprendizagem. Buscamos identificar quais premissas das teorias da aprendizagem estão consolidadas no Referencial Curricular do Município de Vitória da Conquista e as colaborações dessas teorias para a construção de um ambiente educacional de qualidade. Constatamos que este documento enfatiza a importância de um ambiente educacional que integra o cuidado e a educação de forma indissociável, promovendo uma abordagem holística e humanista que valoriza o desenvolvimento integral da criança.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS