Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências formativas realizadas com um grupo de professores, nas quais as ações e formações desenvolvidas buscam promover a construção de um professor reflexivo. Donald Schön define esse tipo de professor como aquele que pratica a reflexão sobre sua própria prática de ensino, tanto durante quanto após suas ações. Assim, pretendemos apresentar as práticas formativas aplicadas em uma escola, com o intuito de capacitar os professores a se tornarem reflexivos.A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e utiliza a modalidade de pesquisa-formação, que envolve o planejamento e a implementação de intervenções (mudanças e inovações) com o objetivo de promover avanços e melhorias nos processos de aprendizagem dos participantes. Além disso, considera-se a posterior avaliação dos efeitos dessas intervenções.Concluímos que, para a formação de professores, é fundamental valorizar momentos de reflexão coletiva, além de proporcionar oportunidades para que os docentes reflitam individualmente sobre suas práticas pedagógicas.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS