Este resumo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, analisa a integração da robótica educacional (RE) ao ensino de matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI), com foco em fortalecer vínculos sociais e melhorar a aprendizagem. Fundamenta-se no construcionismo de Seymour Papert, que valoriza o uso de tecnologias educacionais (TD) para promover o aprendizado ativo, e na pedagogia de Paulo Freire, que defende a autonomia e o impacto social da educação. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com diálogos e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. A análise reflete as potencialidades da RE na EPJAI, destacando sua capacidade de aproximar a matemática do cotidiano dos educandos por meio de práticas significativas e contextualizadas. A integração da matemática com a tecnologia por meio da RE potencializa a aprendizagem e favorece a inclusão social, ampliando as oportunidades dos educandos no mercado de trabalho e na sociedade. Conclui-se que a RE é uma ferramenta fundamental que pode engajar e capacitar educandos na EPJAI.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS