ROBÓTICA E MATEMÁTICA NA EPJAI: INTENSIFICANDO VÍNCULOS SOCIAIS E APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Taiane de Oliveira Rocha Araújo
  • Resumo
  •  

    Este resumo, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, analisa a integração da robótica educacional (RE) ao ensino de matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EPJAI), com foco em fortalecer vínculos sociais e melhorar a aprendizagem. Fundamenta-se no construcionismo de Seymour Papert, que valoriza o uso de tecnologias educacionais (TD) para promover o aprendizado ativo, e na pedagogia de Paulo Freire, que defende a autonomia e o impacto social da educação. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com diálogos e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. A análise reflete as potencialidades da RE na EPJAI, destacando sua capacidade de aproximar a matemática do cotidiano dos educandos por meio de práticas significativas e contextualizadas. A integração da matemática com a tecnologia por meio da RE potencializa a aprendizagem e favorece a inclusão social, ampliando as oportunidades dos educandos no mercado de trabalho e na sociedade. Conclui-se que a RE é uma ferramenta fundamental que pode engajar e capacitar educandos na EPJAI.

     

  • Palavras-chave
  • Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas; Robótica Educacional; Matemática; Vínculos sociais; Autonomia.
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS