O CULTIVO DE HORTALIÇAS NA ESCOLA: uma experiência no ensino de ciências

  • Autor
  • Virgiane Amaral Silva
  • Co-autores
  • Paula Nascimento Fontes , Janainna Dentello dos Santos Alves
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta os resultados de uma oficina sobre o cultivo de hortaliças, realizada na escola pública Vicente Cassimiro,  com os alunos do 3º ano do ensino fundamental. A oficina foi um estudo de caráter qualitativo e visou proporcionar uma experiência prática, onde os alunos, por meio de atividades interativas, pudessem explorar o ciclo de vida das plantas e entender como os alimentos são cultivados. A oficina foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a temática utilizada foi sobre o solo na disciplina de ciências,  utilizando o código da BNCC - (EF03CI10), com o objetivo de identificar os diferentes usos do solo (plantação extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida. O trabalho mostrou como o ato de plantar pode ser acessível a todas as escolas, e a possibilidade dessa turma do terceiro ano ter sua própria horta motivou elas a plantarem, regar e cuidar com dedicação da horta e da escola, aumentando o sentimento de pertencimento.

     

  • Palavras-chave
  • Currículo; Cultivo de horta; Ensino; Escola.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS