Este texto apresenta uma discussão sobre quatro pesquisas defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, com foco na Educação de Jovens e Adultos- EJA no município de Vitória da Conquista, Bahia. Metodologicamente, apresenta características do tipo de pesquisa bibliográfica denominado de Estado do Conhecimento. Concluímos que as pesquisas sobre a EJA defendidas no programa tendo como contexto o município de Vitoria da Conquista, apresentam desafios, perspectivas e possibilidade para o ensino e o processo de aprendizagem neste campo, tendo em vista, que duas pesquisas chegam a conclusões parecidas sobre o acesso e permanência de educandos/as com necessidades educativas especiais nesta modalidade, e na outra ponta, com outras discussões as demais pesquisas expressam o papel do educador/a e as potencialidades dos sujeitos que compõem a modalidade.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS