NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (2018-2023)

  • Autor
  • Cássia de Karlla Ferreira Gomes
  • Resumo
  •  

    Este resumo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado.  O objetivo é mapear, descrever e analisar estudos acadêmicos publicados entre os anos de 2018 e 2023, que tratam sobre a violência no contexto escolar a partir das narrativas de professores. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura (RSL), tendo como banco de pesquisas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT) e o Banco de Teses e dissertações da Capes. Na fase de busca, foram utilizados os descritores “Violência”, “Escola”, “Narrativa(s)” e “Professor”, para inserir as palavras-chave na pesquisa, utilizamos o operador booleano AND a fim de unir os termos da pesquisa. Após análise baseada nos critérios adotados, foram selecionados um total de 10 trabalhos, sendo estes, 7 dissertações e 3 teses. Os resultados indicam a necessidade de se dar maior atenção aos casos de violências na/da escola, bem como promover formação continuada de professores, promover ações efetivas para intervenção, como também inserir a cultura de paz como uma ação pedagógica contínua.

     

  • Palavras-chave
  • Violência escolar; Formação de professores; Narrativas de professores.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS