Tendo em vista a forma tradicional como tem sido conduzido o Ensino de Ciências nas escolas, a qual tem se centralizado no modelo transmissão-recepção, muito tem se discutido no campo acadêmico sobre alternativas de proposta de ensino, como a Abordagem Temática Freireana (ATF) e enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), que são propostas de reconfiguração curricular que possuem diversos pontos em comum, como a defesa de um ensino crítico e contextualizado. Neste estudo, procuramos através de uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, responder a seguinte questão: Quais são as principais características da ATF e do Enfoque CTS e como estas abordagens podem ser trabalhadas no Ensino de Ciências, visando a formação de estudantes mais críticos e conscientes? Teve como objetivo: Analisar as especificidades presentes em cada abordagem e investigar como elas podem ser trabalhadas dentro do Ensino de Ciências. Os resultados apontaram que ambas as abordagens se configuram como propostas fundamentais para o desenvolvimento de práticas contextualizadas. Identificamos também pontos de convergência entre estas abordagens, no entanto cada uma apresenta suas especificidades de implementação em sala de aula, como o processo de Investigação Temática presente na ATF.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS