A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CAMINHOS PARA UM ENSINO CRÍTICO E CONTEXTUALIZADO

  • Autor
  • Igor Alves Rocha
  • Co-autores
  • Daniela Marques Alexandrino
  • Resumo
  •  

    Tendo em vista a forma tradicional como tem sido conduzido o Ensino de Ciências nas escolas, a qual tem se centralizado no modelo transmissão-recepção, muito tem se discutido no campo acadêmico sobre alternativas de proposta de ensino, como a Abordagem Temática Freireana (ATF) e enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), que são propostas de reconfiguração curricular que possuem diversos pontos em comum, como a defesa de um ensino crítico e contextualizado. Neste estudo, procuramos através de uma pesquisa exploratória, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, responder a seguinte questão: Quais são as principais características da ATF e do Enfoque CTS e como estas abordagens podem ser trabalhadas no Ensino de Ciências, visando a formação de estudantes mais críticos e conscientes? Teve como objetivo: Analisar as especificidades presentes em cada abordagem e investigar como elas podem ser trabalhadas dentro do Ensino de Ciências. Os resultados apontaram que ambas as abordagens se configuram como propostas fundamentais para o desenvolvimento de práticas contextualizadas. Identificamos também pontos de convergência entre estas abordagens, no entanto  cada uma apresenta suas especificidades de implementação em sala de aula, como o processo de Investigação Temática presente na ATF.

     

  • Palavras-chave
  • Abordagem Temática Freireana, CTS, Ensino de Ciências, Abordagens do Ensino de Ciências.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS