O ENSINO NA COMPLEXIDADE: A IDEIA DO BEM VIVER PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS VIAS EDUCATIVAS

  • Autor
  • Geneci Libarino Figueredo
  • Co-autores
  • Verena Santos Andrade Ferreira
  • Resumo
  •  

    A ideia do bem viver tem ocupado espaços de discussões e permeado o pensamento de diferentes seres humanos desde os tempos antigos. O filósofo grego Sócrates (século V A.C) já afirmava que o viver bem importava mais que o viver. Essa preocupação pela busca do Bem Viver tem sido retomada e discutida por diferentes estudiosos do nosso tempo, a exemplo do filósofo e antropólogo francês Edgar Morin. Neste trabalho, apresentamos a ideia como uma via possível para o ensino no atual contexto de crises e incertezas, sob o viés da complexidade. O estudo, de cunho qualitativo e exploratório, objetiva contribuir com as discussões acerca do ensino e seus desafios na atualidade.      

     

  • Palavras-chave
  • Ensino; Bem Viver; Complexidade.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS