PENSANDO A EDUCAÇÃO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Autor
  • Danilo Augusto Dias
  • Resumo
  • O presente trabalho trata da necessidade de uma nova abordagem para a educação na era da inteligência artificial (IA), considerando as mudanças fundamentais impulsionadas por essa tecnologia. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, baseada em pesquisa bibliográfica, como forma de propor um diálogo entre autores. A pesquisa destaca que a IA não pode substituir os professores uma vez que o processo de ensino e aprendizagem se configura como uma experiência construída socialmente, mas essa nova tecnologia serve como ferramenta complementar para aprimorar esse mesmo ensino, desde que seu uso seja crítico e pedagógico, o que requer formação adequada para os educadores. Conclui-se que a educação na era da IA deve preparar o indivíduo para interagir com máquinas e algoritmos, desenvolvendo a capacidade de escolha entre oportunidades e perigos, considerando a interação humana e a interdependência entre homem e máquina. 

  • Palavras-chave
  • Interação Humano-Máquina; Formação de Professores; TDIC;
  • Área Temática
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS