EDUCAÇÃO ANIMALISTA EM AULAS DE QUÍMICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA: O IMPACTO DA PECUÁRIA BOVINA NO AQUECIMENTO GLOBAL

  • Autor
  • Ana Luiza Farias Alves
  • Co-autores
  • João Vitor dos Santos Silva , Fernando Alves de Azevedo Brito
  • Resumo
  • O presente estudo tem o objetivo de demonstrar como o estudo dos impactos da pecuária bovina no aquecimento global pode viabilizar a inserção da Educação Animalista no 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista, por meio de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa iniciativa, para tanto, tem potencial para demonstrar como a discussão sobre o impacto ambiental da pecuária bovina no aquecimento global pode fomentar reflexões críticas sobre o consumo de carne e a responsabilidade humana em práticas não sustentáveis. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, analisando o potencial da questão para promover debates éticos e socioambientais no ensino de Química. A análise destaca a relevância da Educação Animalista como uma ferramenta interdisciplinar, que integra conhecimentos científicos, valores éticos e uma visão crítica das práticas industriais que intensificam os problemas climáticos. Os resultados indicam que a abordagem proposta pode favorecer o desenvolvimento de uma cidadania ambiental pós-humanista, ampliando a compreensão dos estudantes sobre os impactos antropogênicos da pecuária e promover uma reflexão sobre a justiça socioambiental e os direitos animais.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Animalista; Educação Ambiental; Pecuária Bovina; Aquecimento Global; Ensino Técnico.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
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