O presente estudo tem o objetivo de demonstrar como o estudo dos impactos da pecuária bovina no aquecimento global pode viabilizar a inserção da Educação Animalista no 3º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA, Campus Vitória da Conquista, por meio de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa iniciativa, para tanto, tem potencial para demonstrar como a discussão sobre o impacto ambiental da pecuária bovina no aquecimento global pode fomentar reflexões críticas sobre o consumo de carne e a responsabilidade humana em práticas não sustentáveis. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, analisando o potencial da questão para promover debates éticos e socioambientais no ensino de Química. A análise destaca a relevância da Educação Animalista como uma ferramenta interdisciplinar, que integra conhecimentos científicos, valores éticos e uma visão crítica das práticas industriais que intensificam os problemas climáticos. Os resultados indicam que a abordagem proposta pode favorecer o desenvolvimento de uma cidadania ambiental pós-humanista, ampliando a compreensão dos estudantes sobre os impactos antropogênicos da pecuária e promover uma reflexão sobre a justiça socioambiental e os direitos animais.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS