MUDANÇA DE COORDENDAS EM INTEGRIAS MÚLTIPLAS E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

  • Autor
  • Pedro Aurélio Cardoso da Silva
  • Co-autores
  • Janine Freitas Mota
  • Resumo
  •  

    Este estudo tem como objetivo analisar as dificuldades manifestadas por estudantes, identificadas por meio de um teste diagnóstico, ao realizar a transição entre diferentes registros de representação semiótica em tarefas que envolvem a Mudança de Coordenadas em Integrais Múltiplas. Para isso, foi aplicado um teste diagnóstico a doze estudantes dos períodos 5º ao 8º do curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes. Os resultados mostram que, embora muitos consigam interpretar questões por meio do registro gráfico, encontram obstáculos ao converter essas informações para o registro algébrico. Esses achados destacam a importância de práticas pedagógicas que promovem a integração entre visualizações gráficas e cálculos algébricos.

     

  • Palavras-chave
  • TRRS; Cálculo Integral; Mudança de Coordenadas.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS