O presente trabalho é resultado de uma aula desenvolvida na disciplina de ciência em uma escola do campo de um município da Bahia em uma turma do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo refletir sobre os impactos que o lixo pode causar ao meio ambiente, e a vida no planeta, apontando alternativas de reutilização de materiais recicláveis e orgânicos. A aula se deu em três momentos, inicialmente no formato de roda de conversa com os alunos para trabalhar o conceito de lixo e os seus diferentes tipos, o tempo de degradação de cada um e a origem de cada lixo, papel, metal, vidro e outros. E assim os que que podem ser reutilizados em seguida no lado externo da escola montamos uma compostagem com diferentes tipos de lixo onde os alunos a cada 8 dias iriam observar e fazer anotações acerca das características da compostagem por meio de um roteiro disponibilizado pelo professor. Consideramos que realização desta aula foi uma forma de trabalhar o conhecimento com os alunos dialogando com as suas vivências sendo que toda população tem contato direto com a produção de lixo no seu dia a dia, e ao mesmo tempo promover aulas mais dinâmicas onde os alunos também possam observar manipular e perceber os resultados.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS