PEÇAS DE UM MOSAICO SOBRE A PESQUISA COM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (1987–2022): FOCO NAS PALESTRAS E MESAS-REDONDAS

  • Autor
  • Douglas Ribeiro Guimarães
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano , Beatriz Fernanda Litoldo
  • Resumo
  •  

    O livro didático (LD) vem ganhando destaque no âmbito educacional e acadêmico, estando presente em eventos científicos e congressos, com foco na troca de conhecimento e experiências sobre esse material. Visando compreender esse cenário, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das produções registradas nos anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática referentes às palestras e mesas-redondas. Sob o viés da pesquisa qualitativa, identificamos que a análise do conteúdo do LD é a maior tendência dentre os textos deste formato de comunicação, e segue o padrão evidenciado em pesquisas internacionais que abordam o LD. Portanto, o mapeamento vem revelando lacunas que podem se constituir em tendências de novos estudos que consideram não apenas o conteúdo matemático, mas o seu papel no contexto educacional, político e histórico.

  • Palavras-chave
  • Eventos acadêmicos, Mapeamento de pesquisas, Políticas públicas educacionais, Análise de livros didáticos de Matemática, Educação Matemática.
  • Área Temática
  • Processos, recursos e materiais educativos
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS