A COGNIÇÃO HUMANA SOB O VIÉS DO PENSAMENTO COMPLEXO: UMA VIA PARA DISCUTIR O ENSINO DE FÍSICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

  • Autor
  • Geneci Libarino Figueredo
  • Resumo
  • Este trabalho objetiva apresentar uma discussão sobre o fenômeno da cognição humana com base em preceitos teóricos do Pensamento Complexo no intuito de possibilitar discussões acerca do Ensino de Física. É um estudo qualitativo e exploratório que foi desenvolvido por meio de leituras de obras do filósofo francês Edgar Morin e do neurobiólogo chileno Humberto Maturana bem como de discussões realizadas juntamente ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científico (GEPECC), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A partir da investigação é possível apontar que a ampliação do entendimento da cognição humana sob o viés do Pensamento Complexo apresenta potencialidades para contribuir com o ensino de Física na Educação Básica.

  • Palavras-chave
  • Cognição humana; Pensamento Complexo; Edgar Morin; Ensino de Física
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS