Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das aulas de itinerário formativo em Robótica Educacional nas turmas de ensino médio do Colégio A Caminho da Vida, na cidade de São Miguel dos Campos – AL. As aulas acontecem em uma turma multiseriada e são desenvolvidos projetos utilizando Arduino e componentes eletrônicos como resistores, LEDs, protoboards e sensores. Utilizamos como arcabouço teórico-metodológico a cultura maker (mão na massa) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), em que a cada período predeterminado de aulas é desenvolvido um projeto temático. As aulas iniciam sempre com a simulação do circuito e escrita do código na plataforma Tinkercad e logo depois, com a montagem do circuito na prática utilizando o Arduino e os componentes eletrônicos. Cada aluno possui um chromebook. Para o levantamento de dados, foi realizada uma pesquisa por meio de um formulário eletrônico com três perguntas que investigava se os alunos compreendiam a robótica educacional como uma ferramenta facilitadora na aprendizagem de conteúdos vistos nas disciplinas da formação geral básica. Os resultados mostraram que as aulas de robótica tem sido de grande interesse dos alunos e tem colaborado no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas da formação geral básica.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS