CASOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES

  • Autor
  • Diego Farias Firmino
  • Co-autores
  • Maria Goretti de Vasconcelos Silva
  • Resumo
  • Os casos investigativos consistem em um tipo de metodologia ativa de ensino capaz de oportunizar imersão em contextos específicos. Deste modo, ao utilizar essa estratégia metodológica, os professores de Química ampliam possibilidades de problematização dos conteúdos e da percepção dos estudantes acerca da aplicabilidade deste conhecimento na vida cotidiana ou em outros contextos de interesse. O objetivo deste trabalho foi identificar as perspectivas e desafios nas pesquisas publicadas em teses e dissertações acerca da utilização de casos investigativos no ensino de Química. Para tanto, optou-se por uma revisão da literatura, com abordagem qualitativa e finalidade exploratória, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT), com as palavras-chaves “Casos Investigativos” e “Ensino de Química”, entre os anos de 2014 e 2024. Ademais, seguiu-se com a leitura dos títulos e dos resumos. Como resultado da busca e posterior refinamento, foram encontradas dez publicações, das quais sete eram dissertações e três teses. Os casos investigativos foram aplicados no ensino superior e educação básica e abordaram os conteúdos imersos nas temáticas sobre meio ambiente e divulgação científica. Os desafios foram implicitamente interpretados pela atenção a ser dada na elaboração e validação dos casos investigativos. Portanto, conclui-se que os casos investigativos contribuem para a imersão do estudante nos contextos e representa uma alternativa viável de metodologia ativa no ensino de Química.

  • Palavras-chave
  • Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em problemas, Casos investigativos, Ensino de Química, Formação Stricto sensu.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
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