Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se revela a função-autor, por meio das quatro categorias foucaultianas, em redações nota mil do Enem 2022 e, especificamente, verificar como a presença dessas categorias podem revelar indícios de autoria. Partiu-se, portanto, do quadro teórico-metodológico dos estudos discursivos e textuais, com destaque para as contribuições de Foucault (2009), Butturi Junior (2016) e Pires e Lima (2020) sobre função-autor, atreladas às noções de autoria e de gênero do discurso de Bakhtin (2011) e dos indícios de autoria em Possenti (2002). Metodologicamente, caracteriza-se esta pesquisa como bibliográfica, qualitativa e interpretativista, aplicada a um corpus de uma redação nota mil do Enem, da edição de 2022, extraída do site G1. Na conclusão, defendemos que o nome do autor se torna tão importante quanto sua escrita, contrariando o fato de que os instrumentos de divulgação social (mídia, escolas, etc.) se encarregam de transmitir/reproduzir as redações nota mil como modelos a serem imitados, desconsiderando a exigência da subjetividade e da pessoalidade no texto, que são marcas constitutivas da função-autor.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS