INTEGRAÇÃO CURRICULAR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?

  • Autor
  • Jerlane Nascimento Moura
  • Co-autores
  • Ana Paula Perovano
  • Resumo
  •  

    As discussões sobre a integração curricular vem ganhando destaque nos documentos oficiais que regem a educação brasileira. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado refere-se a uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento com recurso a metanálise, desenvolvida para compor a dissertação de mestrado da primeira autora. Na busca por esse estado do conhecimento, esta pesquisa orienta-se pelo objetivo de compreender as pesquisas brasileiras que têm a integração curricular como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para realizar o levantamento dos estudos foi empregada a planilha BUSCAd na versão 2.8.6 que possui funcionalidade para a importação e o processamento de dados de revisões de literatura. A busca revelou que os resultados sobre o tema ainda são limitados, já que poucos são os trabalhos que se dedicam a compreender as concepções de integração curricular. Além disso, os trabalhos existentes indicam que, atualmente, diversos sentidos têm emergido para significar e materializar a integração curricular, evidenciando a pluralidade de abordagens e interpretações em torno do tema.

  • Palavras-chave
  • Integração curricular; Ensino Médio; Educação Básica.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
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