O TEMA DAS QUEIMADAS COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Yuri Silva de Assis
  • Co-autores
  • Emanuele Lopes de Oliveira , Igor Alves Rocha
  • Resumo
  •  

    A educação ambiental no ensino de Química no Brasil é abordada de maneira superficial, muitas vezes sem a necessária integração entre as disciplinas. Este artigo analisa como o tema das queimadas tem sido abordado na literatura científica para a inserção da Educação Ambiental no Ensino de Química na Educação Básica. A utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos, possibilita que os alunos investiguem as causas e consequências das queimadas, promovendo reflexões críticas sobre seus impactos ambientais. Além disso, as diretrizes educacionais enfatizam a importância de uma abordagem contínua e transversal da educação ambiental, ressaltando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para enriquecer o ensino de Química e sensibilizar os alunos para que assim se tornem cidadãos melhores.

     

  • Palavras-chave
  • Educação ambiental; Queimadas; Ensino de Química.
  • Área Temática
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
Voltar Download
  • Processos, recursos e materiais educativos
  • Ensino e aprendizagem de Ciências Exatas e Naturais
  • Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Digitais
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades

Comissão Organizadora

Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio

Comissão Científica

JULIANE FREIRE DOS SANTOS