O racismo estrutural é uma questão central nas relações sociais e institucionais brasileiras, manifestando-se em formas explícitas e sutis, como microagressões, fetichização do corpo negro e estereótipos raciais. Este trabalho utiliza o filme Corra! (2017), de Jordan Peele, como ferramenta pedagógica para abordar essas temáticas em aulas de relações étnico-raciais no curso de licenciatura em Química do IFBA campus Vitória da Conquista. Com base em uma pesquisa bibliográfica e análise fílmica, propõe-se um planejamento didático que inclui exibição de trechos, rodas de debate e produções escritas, relacionando as situações retratadas no filme com a realidade brasileira.
Os resultados indicam que o filme é eficaz para promover discussões sobre racismo estrutural e conscientizar futuros professores sobre seu papel na transformação social. Temáticas como a instrumentalização da ciência para justificar opressões, os impactos das microagressões e a crítica à fetichização do corpo negro possibilitam reflexões interdisciplinares que integram ciência, ética e sociedade.
Conclui-se que a abordagem pedagógica com base no filme estimula o desenvolvimento de um olhar crítico, alinhando-se às diretrizes da Lei nº 10.639/03 e da BNCC, contribuindo para práticas educativas mais inclusivas e conscientes, que valorizem a diversidade e combatam o racismo nas instituições educacionais.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS