POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DA FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL

  • Autor
  • LARA NERI PRATES
  • Co-autores
  • Sandra Márcia Campos Pereira
  • Resumo
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    Este trabalho tem por objetivo discutir a influência da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal na produção de política pública para Educação Infantil. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, a pesquisa se orienta pela seguinte questão de pesquisa: qual a influência da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal na produção de política pública para Educação Infantil? Apresento as dissertações, teses e periódicos que tratam da temática, entre 2007 e 2024, analisando a importância das políticas públicas para a sociedade e como a referida fundação influência na elaboração de tais políticas sociais, contrapondo-se a toda a discussão e importância social da educação para a sociedade, transferindo responsabilidade para o setor privado, do que deveria ser público. Concluo que as intencionalidades propaladas não convergem as preocupações com a educação pública na Educação Infantil, nem com a formação de cidadãos além de priorizar o individualismo do sujeito em formação, fator que limita sua percepção para as questões mais amplas determinantes para a realidade contemporânea. Analiso a necessidade de mais produções acadêmicas que versam sobre tal temática, principalmente a atuação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, no Brasil, pois a Educação Infantil é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Ao investir nesse primeiro momento da vida das crianças, estamos construindo as bases para um futuro igualitário e promissor.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Política - Pública; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
  • Área Temática
  • Formação Docente, Políticas Educacionais e Diversidades
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