Este estudo analisou a utilização do Google Docs como ferramenta tecnológica no ensino das normas da ABNT no ensino médio, visando desenvolver habilidades acadêmicas e científicas nos estudantes. O trabalho evidenciou a relevância das normas para a organização e credibilidade de textos e explorou como práticas colaborativas, mediadas por tecnologias digitais, podem transformar o aprendizado. Como seu desenvolvimento a atividade foi realizada com duas turmas do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Itapetinga-BA, durante a disciplina eletiva de Iniciação científica, onde os alunos utilizaram Chromebooks para acessar o Google Docs. Durante as aulas, eles praticaram a formatação de textos, identificaram diferentes tipos de citações, construíram referências acadêmicas e aprenderam a utilizar ferramentas como o site Grafiati, que auxilia na elaboração de referências. Os resultados demonstraram que a integração da tecnologia com práticas pedagógicas inovadoras favoreceu o aprendizado ativo e colaborativo. A interação na plataforma permitiu a aplicação prática dos conceitos, enquanto os feedbacks imediatos do professor contribuíram para a melhoria contínua dos trabalhos. Além disso, os alunos desenvolveram competências como organização, pensamento crítico e rigor metodológico, essenciais para seu futuro acadêmico e profissional. Concluiu-se que o uso de ferramentas digitais no contexto educacional amplia as possibilidades de ensino, promovendo um aprendizado mais dinâmico, inclusivo e conectado às demandas do mundo contemporâneo. Essa abordagem mostrou-se eficaz na formação de estudantes mais preparados para desafios acadêmicos e profissionais.
Comissão Organizadora
Simpósio Internacional de Pesquisa e Ensino
Benedito Eugenio
Comissão Científica
JULIANE FREIRE DOS SANTOS