HISTÓRIAS DIFÍCEIS NO ENSINO MÉDIO: A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NAS PROTONARRATIVAS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DA BAHIA SOBRE ESCRAVIDÃO E MESTIÇAGENS NO BRASIL

  • Autor
  • OCERLAN FERREIRA SANTOS
  • Resumo
  • Este estudo apresenta reflexões e resultados parciais de uma pesquisa exploratória, vinculada a uma tese de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), no polo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O objetivo é investigar como a consciência histórica dos estudantes do ensino médio se expressa em protonarrativas sobre a escravidão e as mestiçagens no Brasil. A pesquisa situa-se no campo da Educação Histórica e da Didática da História, fundamentando-se, especialmente, nos conceitos de consciência histórica e narrativa histórica, propostos por Jörn Rüsen (2001; 2011), e no conceito de Histórias Difíceis elaborado por Borries (2018). Os dado foram produzidos a partir da metodologia da Aula Histórica (Schmidt, 2020), aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola do Município de Maetinga, Bahia, e sistematizados por meio da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados evidenciam insights fundamentais sobre ideia histórica dos estudantes em sua consciência histórica. Além disso, destacam a importância de integrar os espaços formais e informais de produção de narrativas históricas, por meio de atividades pedagógicas ancorada na cognição histórica situada na ciência da História e em uma abordagem multiperspectivada. Essa integração é indispensável para promover uma aprendizagem histórica significativa.

  • Palavras-chave
  • Histórias Difíceis. Consciência histórica. Narrativa histórica. Escravidão e mestiçagens.
  • Área Temática
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