Avaliação Educacional: sistematizando conceitos de referencia

  • Autor
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise
  • Resumo
  •  

    AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: SISTEMATIZANDO CONCEITOS DE REFERÊNCIA

     

    Mary Ângela Teixeira Brandalise – UEPG – marybrandalise@uol.com.br

    Eixo: Política Educacional e Gestão

    Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em

    Política Educacional e Avaliação

     

    A avaliação educacional é uma prática social que se refere aos processos de construção de sentidos, significados e conhecimentos sobre diferentes contextos e realidades sociais, e para diversos sujeitos.  É um ato constitutivo do ser humano uma vez que é um dos modos de conhecer uma determinada realidade, razão de sua importância e presença atualmente em todos os domínios do conhecimento e espaços sociais.

    Na perspectiva de Afonso (2010) a avaliação é um campo de conhecimento pois compreende, de modo explícito ou implícito, funções e dimensões de ordem diversas: pedagógica, técnica, científica, cultural, simbólica, social, política, de controle e de legitimação. Nas palavras do autor:

     

    [...] do ponto de vista sociológico, podemos dizer que a avaliação em educação é também um campo dado tratar-se de um espaço social amplo e complexo, com uma dinâmica própria e específica, onde se desenvolvem práticas profissionais, reflexões teóricas e conceituais e pesquisas empíricas, atravessadas por interesses divergentes e relações de poder e conflito, e um lugar onde se jogam e se conformam tensões a partir de aspectos científicos, técnicos e metodológicos plurais, mas também a partir de valores (morais éticos, políticos, econômicos, educacionais) muito diferenciado e por vezes, contraditórios. (AFONSO, 2007, p. 9-10).

     

    A complexidade dos estudos e pesquisas em avaliação educacional fica evidenciada na argumentação de Afonso (2007)  devido a pluralidade de perspectivas e construções teóricas que se encontra na literatura acadêmica contemporaneamente .Para Fernandes (2018, p.41) “sua relevância decorre da necessidade da sua presença em todos os domínios do conhecimento e áreas de funcionamento da sociedade, o que lhe confere a sua natureza transdisciplinar”.  

    Em consonância com os estudos e argumentações dos autores supracitados o grupo de estudos e pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação da UEPG, desde 2010 está desenvolvendo pesquisas sobre avaliação em suas interfaces com a política educacional brasileira.

    Embora a produção científica sobre essa temática possa ser considerada expressiva e de qualidade no contexto nacional e internacional, os integrantes do GEPPEA - professores, graduandos, mestrandos, doutorandos, - identificaram a carência de material bibliográfico que reunisse conceitos básicos de avaliação educacional em suas interfaces com a política educacional.

    Ao mesmo tempo houve interesse dos membros do GEPPEA em aprofundar e sistematizar uma produção do conhecimento sobre avaliação educacional com o propósito de conferir uma identidade científica ao grupo de pesquisa e contribuir para avanços desse campo investigativo em permanente construção.

    Diante dessas questões é que se originou a proposta da pesquisa “Avaliação Educacional: sistematizando conceitos de referência”, com o propósito de responder a seguinte problemática: Quais são os conceitos básicos para estudos e pesquisas voltados à Avaliação Educacional em suas interfaces com a Política Educacional?   E, em que medida a sistematização de conceitos dos domínios da avaliação educacional pode contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas em Política Educacional e Avaliação no campo acadêmico?

    O projeto de pesquisa, com seus diversos elementos integradores, foi elaborado coletivamente e,  após estudos, reflexões e discussões foram traçados os seguintes objetivos para desenvolvê-lo: a) realizar um levantamento sobre conceitos/perspectivas dos principais domínios da avaliação educacional; b) sistematizar didaticamente conceitos/perspectivas acerca dos diferentes domínios da avaliação educacional em vocabulários específicos, com a respectiva significação; c) produzir verbetes (textos) sobre os domínios da avaliação educacional a partir da sistematização dos conceitos, e definições mapeadas, em formato eletrônico (online/e-book) e/ou impresso; d) contribuir   para o aprofundamento dos estudos e pesquisas no campo da avaliação educacional, bem  para a formação de professores,  gestores, pesquisadores e demais interessados.

              Nesta comunicação são apresentados os resultados parciais da pesquisa em andamento com ênfase para a produção de verbetes que constituirão um glossário temático sobre avaliação educacional.

     

     

     

    Metodologia

     

    A pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório/descritiva foi iniciada em fevereiro de 2018 com previsão de término no segundo semestre de 2019. Conta a participação de 14 (quatroze) membros do GEPPEA, e teve como procedimento a análise documental

     Os documentos selecionados para análise foram os materiais bibliográficos de autores de referência do campo da avaliação educacional e seus domínios, e de política/política educacional, na forma de livros, artigos acadêmicos, teses, dissertações e documentos legais. 

    As etapas da pesquisa já realizadas foram as seguintes: a) seleção dos domínios/conceitos de avaliação educacional  e política/política educacional para compor o estudo proposto; b) levantamento e registro de referências sobre os domínios selecionados; c) elaboração de textos no formato de verbetes sobre os domínios escolhidos pelos membros do GEPPEA, d) discussão e análise  coletiva das produções elaboradas; e) reformulação dos textos dos verbetes a partir das contribuições oriundas das discussões coletivas. A organização dos verbetes para publicação em formato de e-book e/ou livro impresso se constituirá a última etapa da pesquisa.

     

    Resultados

     

    Conforme mencionado anteriormente o desenvolvimento da pesquisa primou pela participação dos pesquisadores em todas as etapas de sua execução, a qual permitiu a realização de um trabalho colaborativo e, ao mesmo tempo formativo entre os membros do GEPPEA nela envolvidos.   

    Após a seleção coletiva dos domínios de avaliação educacional e suas interfaces com a política educacional, eles foram distribuídos entre os pesquisadores conforme a sua afinidade e experiência na temática.

    O levantamento dos conceitos e autores sobre cada domínio foi realizado por meio de consulta a material bibliográfico diverso, seguida de registro, em ficha protocolo de pesquisa, das informações consideradas pertinentes e relevantes para a produção dos textos no formato de verbete, com atenção especial   para que as perspectivas teórico epistemológicas dos conceitos e perspectivas estivesse em sintonia com as concepções defendidas pelo GEPPEA, de uma abordagem crítica de avaliação educacional.

    Os verbetes foram elaborados tanto de forma individual (um único autor) quanto coletiva (mais de um autor), apresentados ao grupo de pesquisadores para discussão, análise e apontamentos de sugestões, voltados à melhoria da produção textual.   Cada verbete é composto por um texto variando de três a sete páginas, contendo as referências bibliográficas utilizadas, bem como a indicação de leituras para aprofundamento. Foram elaborados 24 (vinte e quatro verbetes), os quais são agrupados em dois eixos temáticos.  

    No primeiro eixo denominado de “relação estado x política x avaliação educacional” estão contidos os seguintes verbetes: Estado, Política, Política Educacional, Estado Providência X Estado Avaliador, Políticas de Avaliação na Educação Básica e Políticas de Avaliação na Educação Superior.

    O segundo eixo intitulado “faces e interfaces dos domínios da avaliação educacional” contém 18 (dezoito verbetes). São eles: Espaços Epistemológicos da Avaliação Educacional, Avaliação Educacional, Avaliação Emancipatória, Avaliação Criterial e Normativa, Avaliação de Políticas e Programas, Avaliação de Currículo, Avaliação em Larga Escala, Avaliação Institucional, Accountability, Accountability e Avaliação, Accountability e Educação, Accountability e Prestação de Contas, Accountability e Responsabilização, Avaliação da/para a aprendizagem, Autoavaliação da Aprendizagem, Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem, Feedback na Avaliação da Aprendizagem e Meta-avaliação.

                O conjunto de verbetes elaborados está em processo de revisão final   e serão organizados em um glossário temático, a princípio, em formato eletrônico de e-book e disponibilizado gratuitamente aos interessados.

             

    Considerações Finais

     

                Ao avaliarem o desenvolvimento da pesquisa os membros do GEPPEA revelaram que apesar das dificuldades de tempo para se debruçaram a investigação, devido aos diversos compromissos profissionais e, também, de estabelecer um padrão de linguagem e estrutura para os textos entre todos os autores, a relevância do trabalho realizado está centrada, por um lado, na proposta de pesquisa coletiva que contribuiu muito para a qualidade da produção teórica do grupo como um todo viabilizando a elaboração de um glossário temático e,  por outro,  no alinhamento teórico do GEPPEA  em torno de referências que discutem a temática da avaliação numa visão mais crítica,  a qual enfatiza um olhar mais sociológico do fenômeno avaliativo, tendo por base os conceitos emancipação, democracia, justiça social, participação, negociação, dentre outros.

     

    Referências

     

    AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação em educação: perspectivas de emancipação social ou regulação gestionária. In: MELLO, Marcos Muniz (org.). Avaliação em educação. Pinhais: Editora Mello, 2007, p. 9-14.

     

    AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional. In: Oliveira, Dalila Andrade; Duarte, Adriana & VIEIRA, Lívia Maria Fraga (org.). Dicionário sobre Trabalho, Profissão e Condição Docente. Brasília: Secretaria da Educação Básica do MEC, 2010.

     

    Fernandes, Domingos. Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. In J. Ferrão & J. P. Paixão (Org.), Metodologias de avaliação de políticas públicas, pp. 49-70. Lisboa: Imprensa da Universidade de Lisboa, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • Avaliação Educacional, Política Educacional, GEPPEA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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