RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914): A CONSOLIDAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO PARANÁ.

  • Autor
  • Luciana Nair Moretto
  • Co-autores
  • Maria Isabel Moura Nascimento
  • Resumo
  •  

    RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914): A CONSOLIDAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO INTERIOR DO PARANÁ.

    Luciana Nair Moretto – UEPG

    luciana_moretto@yahoo.com.br

     

    Maria Isabel Moura Nascimento – UEPG

    misabel@gmail.com

     

    Palavras-Chave: Criação dos grupos escolares – liberalismo – instituições escolares.

    O presente trabalho tem como objeto de estudo a reconstrução histórica do Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos evidenciando os seus determinantes que influenciaram a instrução pública do Estado. O Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos foi a primeira escola pública do Estado, em Ipiranga – Pr, e após cem anos continua sendo a única escola pública estadual na sede deste município.

    O estudo propõe uma metodologia de pesquisa que será expressa por meio do materialismo histórico-dialético, tendo como referencial basilar a produção marxiana que pressupõe que o homem é um ser essencialmente histórico e social, portanto marcado pela produção de sua existência em sociedade. Sendo assim, as categorias contradição, ideologia e totalidade buscam analisar e responder a problemática: Quais as relações existentes entre o processo de institucionalização da educação (criação dos grupos escolares) e o liberalismo (sistema capitalista) fundante no período inicial republicano no Brasil? Quais as propostas da sociedade burguesa na criação dos grupos escolares no Brasil, no Paraná e principalmente nas recém-criadas vilas interioranas, no caso de Ipiranga - Pr?

     A pesquisa visa contribuir com a produção do conhecimento na área de História da Educação para os estudos em relação às políticas educacionais do Estado, no início do século XX que perpetuam ideologicamente nos dias atuais, analisando o processo de consolidação dos grupos escolares interioranos paranaenses, do início do século XX e as concepções oriundas das correntes pedagógicas vigentes, das políticas governamentais e dos interesses e expectativas da comunidade local quanto a criação do Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos, como a primeira escola pública de Ipiranga em funcionamento até os dias atuais.

    O Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos foi fundado em 1914 e destaca sua importância histórica, social e educacional na construção da civilização Ipiranguense. Considerado o berço do processo educacional de Ipiranga, essa instituição pública centenária tem como entidade mantenedora, o Governo do Estado do Paraná, portanto a presente pesquisa pretende abordar tal Instituição de Ensino, num recorte histórico importante do Estado do Paraná e para a História da Educação Brasileira, por tratar do surgimento dos primeiros grupos escolares e a consolidação das ideias republicanas de civilização positivista, proposta liberal de sociedade.

    Posto isso, entende-se que o projeto proposto vem suprir uma lacuna na história da educação paranaense quanto à reconstrução histórica dos grupos escolares, na consolidação das instituições escolares públicas no interior do Paraná, considerando a análise do contexto histórico do advento dos grupos escolares e seu ideário republicano.

    É importante ressaltar que tal pesquisa ainda encontra-se em construção, pois é o objeto de análise da dissertação de mestrado da autora, sob orientação da co-autora e concluirá em 2020. Com base no levantamento do Estado da Arte, a pesquisadora encontrou inúmeros desafios relevantes ao acesso às fontes, tanto por deterioração ou descaso nos arquivamentos. A princípio, tomou-se como referência o banco de teses da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que disponibiliza informações sobre as teses e dissertações defendidas, onde se pesquisou em torno do tema: “instituições escolares nos campos gerais” e “criação dos grupos escolares nos campos gerais”, as buscas atraíram algumas teses e dissertações que abordavam direta ou indiretamente o tema, destacando as seguintes obras: “Ideário Republicano nos Campos Gerais: a criação do Grupo Escolar Conselheiro Jesuíno Marcondes (1907)”, de Lucia Mara de Lima (2012), dissertação do Mestrado em Educação - UEPG; “A escola normal dos Campos Gerais: a atuação do diretor segundo as diretrizes do Estado”, de Vera Lucia Martiniak (2003), dissertação do Mestrado em Educação - UEPG; e a "A Primeira Escola de Professores dos Campos Gerais - PR", de Maria Isabel Moura Nascimento (2004), tese de doutorado em Educação - UNICAMP.

    A reconstrução histórica das instituições escolares na região dos Campos Gerais do Paraná, tem como referência o grupo HISTEDBR – Campos Gerais que realiza pesquisas individuais e coletivas, coordenado pela professora: Maria Isabel Moura Nascimento, geralmente financiadas pela CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A principal pesquisa é a “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares na região dos Campos Gerais – Pr (1904 – 1950)”: a pesquisa propõe a reconstrução histórica das Instituições Escolares Públicas criadas na primeira metade do século XX na região dos Campos Gerais – Pr, a partir do levantamento e coleta de fontes primárias. Trata-se de um período histórico de amplo desenvolvimento do Brasil. Neste período foram criados os primeiros grupos escolares públicos na região dos Campos Gerais, inclusive o Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos (1914), objeto alvo desta pesquisa.  Neste grupo de pesquisa, foi desenvolvida a pesquisa de Iniciação Científica: “A criação do Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos (1914) – Campos Gerais/Paraná”, pela acadêmica pesquisadora Adrielly Regina Salvador, em 2011, sendo esta a primeira pesquisa científica sobre o Grupo, desvelando a lacuna ainda existente em pesquisas sobre a temática proposta (2007 – 2010).

    Os arquivos públicos do Estado, seja “on-line” ou físicos, servem de análise para a construção do contexto histórico da época, bem como o arquivo público municipal (Ipiranga), no qual retrata uma história linear do município.

    Entre as bibliografias pesquisadas, incluem-se as obras: Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica  (NASCIMENTO, M.I.M. Org., 2007), Grupos Escolares na Região dos Campos Gerais-PR: In VIDAL, D.G. (Org.). Grupos Escolares: Cultura Escolar Primária e Escolarização da Infância no Brasil (1893-1971), 2006. Para aprofundamento sobre as reformas educacionais do início do século XX indica-se o texto de Jorge Nagle (1990).  Também se utiliza de autores referenciais como Dermeval Saviani, precursor das pesquisas em História da Educação Brasileira, autor dos grupos de estudos e pesquisas sobre o tema, Nosella e Buffa, José Paulo Netto, José Sanfelice e José Carlos Lombardi.

    REFERÊNCIAS:

    DENCK, Nayane S. O grupo escolar Dr. Claudino dos Santos: sua arquitetura, seu significado e ressignificação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2014.

    HOBSBAWN, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

    MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. In: GHIRALDELLI JR., Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1990, p. 54- 78.

    NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EDU/EDUSP, 1974.

    NASCIMENTO, M.I.M. Grupos Escolares na Região dos Campos Gerais- PR: In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos Escolares: Cultura Escolar Primária e Escolarização da Infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006.

    NETTO, J.P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

    NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester; PINTO.  As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In: LOMBARDI, J. C. ; SAVIANI, D. ; NASCIMENTO, M.I.M. (Org.). Navegando na história da educação brasileira. Campinas: UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf . Acesso em: 10 mar. 2018.

    RIBEIRO, Maria L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 21 ed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2010.

    SANFELICE, J. L. História das Instituições Escolares. In: NASCIMENTO, M.I.M. et al. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

    SAVIANI. D. História das ideias pedagógicas: reconstruindo o conceito. In: FARIA FILHO, L.M. (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG Edições, 1999, p.9-24.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Criação dos grupos escolares, liberalismo, instituições escolares.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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