ANÁLISE DE TESES SOBRE O PIBID UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ

  • Autor
  • graciete tozetto goes
  • Resumo
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    ANÁLISE DE TESES SOBRE O PIBID UTILIZANDO O SOFTWARE IRAMUTEQ

    GOES, Graciete Tozetto (UEPG)

    gracieteg@hotmail.com

    Eixo 2: Política Educacional e Gestão

    Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação

     

                A formação de professores requer estudos e proposição de políticas que venham a possibilitar e estimular o ingresso na docência. Programas e projetos educacionais elaborados com este objetivo precisam ser acompanhados e avaliados de forma a possibilitar a continuidade dos investimentos nessa área, bem como reforçar acertos e minimizar fragilidades.

                Observa-se a ênfase de que a formação inicial de professores esteja articulada com as situações vivenciadas no interior das escolas da Educação Básica. Essa aproximação permitiria o ingresso na docência de profissionais possivelmente mais bem preparados e conhecedores da complexidade do ambiente escolar (NÓVOA, 2009; GATTI; NUNES, 2009).

                Na definição das políticas educacionais da década de 1990 e seguintes foram elaborados diferentes programas educacionais voltados à formação inicial de professores, bem como foram definidas novas diretrizes para os cursos de licenciatura e programas para seu apoio e valorização no contexto universitário.

                O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, voltado à formação inicial, é organizado institucionalmente a partir da orientação geral definida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a qual analisa e aprova a proposta. Este estudo teve por objetivo analisar as produções sobre o programa. A relevância do programa no contexto das políticas educacionais pode ser percebida pelo grande número de trabalhos acadêmicos que tratam do PIBID.

                Utilizando o Banco de Teses e Dissertações da CAPES foram identificados os trabalhos que tivessem a expressão PIBID, totalizando 315 trabalhos. Num refinamento considerando a expressão PIBID no título e/ou palavras-chave verifica-se 191 trabalhos sendo o conjunto mais significativo de dissertações. Foram excluídos os trabalhos que não tinham PIBID ou iniciação à docência no título e/ou palavras-chave e foram consideradas somente as teses (30). Duas teses foram excluídas da análise por não ter sido possível o acesso ao resumo nem pelo Banco de Teses e Dissertações da CAPES e nem pela página do programa de pós-graduação onde foram defendidas. Portanto, para esta análise foram consideradas 28 teses defendidas entre os anos de 2013 e 2016 (busca realizada até de agosto de 2016).

                Para a análise identificou-se aspectos gerais tais como região, ano de defesa, programa. Posteriormente os resumos foram preparados e para proceder a análise foram processados no software Iramuteq. O Programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires é utilizado para análise de textos, de forma a captar a estrutura e a organização do discurso. Assim, informa as relações entre os léxicos mais frequentemente utilizados no corpus textual.

                O maior conjunto de teses está concentrado no ano de 2015, com 15 teses do total de 28 (2013 – 6 teses; 2014 -  5 teses; 2016 – 2 teses).

                Em relação à região há concentração dos trabalhos nas regiões Sul com 14 e a região Sudeste com 13. Na região Centro-Oeste foi encontrado um trabalho e nenhum nas demais regiões.

                Considerando que o PIBID é um Programa de grande abrangência de áreas é possível verificar que os trabalhos concentram a análise em um dos subprojetos vinculados ao programa. Pedagogia apresenta o maior número de teses (7), seguido por Ciências Biológicas (5),

                Há prevalência de trabalhos sobre o PIBID nos Programas de Pós-Graduação em Educação (16). No entanto, observa-se também número significativos de trabalhos (12) em programas de áreas tais como: Educação Matemática (3), Química (2), Ensino de Ciências e Educação Matemática (1), Educação para a Ciência e Matemática (1), Ensino de Ciências (1), Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (1), Estudos da Linguagem (1) e Letras (2).

                Em 20 trabalhos a palavra PIBID aparece nas palavras-chave juntamente com outros conceitos centrais dos trabalhos. É possível observar a ênfase também na palavra formação vinculada a formação inicial (6 trabalhos), formação de professores/docente (12 trabalhos) e formação profissional (2 trabalhos).   

                Outras palavras-chave estão relacionadas a conceitos ou teorias que fundamentam os trabalhos evidenciando uma diversidade de enfoques, conceitos e teorias. Os termos citados duas vezes foram: saberes docentes, relação teoria e prática, relação universidade-escola, comunidades de prática, inclusão, teoria ator-rede, profissionalidade docente/emergente. Os demais termos aparecem uma única vez.

                Para análise do conteúdo com o software Iramuteq inicialmente foi realizada a leitura flutuante do todos os resumos e preparado o texto que comporia o corpus textual de análise. O software permite visualizar os termos utilizados, sua frequência e disposição nos textos de forma a favorecer a compreensão dos mesmos, as ênfases e relações. Um dos resultados da análise é apresentado no dendograma identificando o conteúdo das teses sobre o PIBID.

                No dendograma as palavras são organizadas a partir da frequência com que aparecem no corpus textual. Da análise das teses originaram-se quatro classes, as quais foram categorizadas conforme as características das palavras agrupadas pelo programa. O corpus foi dividido em dois sub-corpus, sendo que o primeiro contém a classe quatro na qual estão contidos 23,6% dos dados; o segundo sub-corpus divide-se em dois contendo de um lado a classe três (15,9%) e de outro as classes um (39,5%) e a classe dois (20.9%).

                A classe 4 (Pesquisa) apresenta os termos mais frequentes e relacionados ao processo de pesquisa, dados, seus procedimentos e instrumentos. As pesquisas em sua maioria buscam uma perspectiva qualitativa utilizando entrevistas, analise de conteúdo, narrativas, questionários, gravação em áudio, documentos, entre outros.

                No segundo grupo a classe 3 (Identidade) destaca a discussão sobre a construção da identidade profissional, identidade docente ou identidade do pibidiano. Tal discussão também envolve os movimentos dialógicos presentes nesse processo formativo envolvendo relações e representações do que é ser professor no discurso do pibidiano e do recém professor.

                Nesse segundo grupo estão as classes 1 (Profissional) e 2 (Inserção). A classe 1, a mais enfatizada (39,5%) aparece a centralidade da formação profissional, da formação inicial, da formação docente. Há forte incidência da busca de compreensão das contribuições no âmbito do Pibid para essa formação considerando as condições da Educação Básica e a relação com o desenvolvimento profissional dos bolsistas de iniciação à docência e de professores supervisores.

                A classe 2 (20,9%) apresenta ênfase no aluno, no bolsista de ID seu acompanhamento em sala de aula por um professor mais experiente ou o acompanhamento e apoio aos estudantes na escola com materiais e aulas de reforço, o seu contato com a realidade escolar, as ações desenvolvidas, dificuldades no processo de tornar-se professor, de constituição da docência.

                É possível afirmar que as teses sobre o Pibid reforçam tipos de pesquisa comuns na pesquisa educacional denominadas qualitativas e com ênfase no discurso e observação dos sujeitos. As teses enfatizam principalmente as contribuições do Pibid para a formação inicial/profissional docente, seguidas daquelas em que a preocupação está voltada para a aprendizagem da docência pelo bolsista de Iniciação à Docência no contexto da realidade da sala de aula. Por fim, outro conjunto de teses traz como foco a preocupação com a identidade docente/profissional do professor, concepções e representação dessa identidade.

                O Iramuteq também realiza a análise de similitude que permite observar a conexidade ou a força de ligação entre as palavras dos resumos identificados e que formaram o corpus textual representada pela chamada árvore máxima. A árvore máxima gerada a partir do corpus textual permitiu visualizar a conexão entre as palavras. Nela observa-se que a partir da expressão PIBID a mais forte conexão é com a palavra professor e desta com as palavras formação, escola e trabalho. A centralidade do professor vem ao encontro das tendências atuais de formação de professores voltadas a estabelecer uma forte relação com a escola e com a docência na direção de praticar, vivenciar, inserir-se na cultura escolar e desenvolver um processo de problematização das situações vividas no contexto escolar (NÓVOA, 2004, 2009; GATTI e NUNES, 2009). Cabe destacar que essa inserção e prática podem assumir diferentes características, tanto numa perspectiva mais crítica quanto numa perspectiva mais técnica. De qualquer forma a proposta desenhada pela instituição universitária e a concepção de formação defendida é que contribuirão para os resultados e impactos do programa. Outra forte ligação é com as palavras pesquisa e analisar, considerando que são trabalhos de pesquisa e a maioria tem nos seus objetivos a palavra analisar.

                Assim, a utilização do software Iramuteq na análise dos resumos das teses contribui com a análise de conteúdo desse material de forma a organizar e esclarecer as relações entre eles. Destaca-se também a importância do PIBID no âmbito das políticas educacionais recentes evidenciando sua potencialidade no âmbito da formação inicial de professores.

    Referências

    GATTI, Bernadete A.; NUNES, M.M.R. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo : FCC, 2009.

     

    NOVOA, António. Novas disposições dos professores. A escola como lugar da formação. Correio da Educação: o semanário dos professores. n. 47, 16 fev. 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/685 Acesso em: 01 set. 2015.

     

    NOVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: imagens do futuro presente. Lisboa : Educa, 2009.

     

  • Palavras-chave
  • pibid, avaliação, produção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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