Avaliação em larga escala na Educação Básica: uma análise de teses e dissertações

  • Autor
  • Adriane Presaniuk Martins
  • Co-autores
  • Elismara Zaias Kailer
  • Resumo
  •  

     

    Avaliação em larga escala na Educação Básica: uma análise de teses e dissertações
     

    PRESANIUK, Adriane Martins (UEPG)

    adrianepresaniuk@gmail.com

    ZAIAS KAILER, Elismara (UEPG)

    zaias.elismara@gmail.com

    Eixo: 2-Política Educacional e Gestão

    Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA

    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UEPG   

               

    As discussões a respeito da avaliação vêm crescendo gradativamente e ganhando destaque no contexto educacional pela sua significativa relevância na definição de políticas e reformas educacionais. Segundo Afonso (2010), a expressão avaliação educacional compreende diferentes formas de avaliação utilizadas na educação, podendo fazer menção à avaliação da aprendizagem, à avaliação de escolas, à avaliação de currículos e programas, à avaliação de projetos, à avaliação de sistemas educativos, à avaliação de profissionais da educação, bem como à avaliação de políticas públicas. No presente trabalho, será discutido o domínio da avaliação em larga escala a partir do enfoque das produções acadêmicas já realizadas a respeito do tema, tendo em vista a existência das políticas de avaliação no contexto brasileiro e as inúmeras pesquisas que começaram a apresentar como objeto de estudo as avaliações em larga escala nos mais variados enfoques: gestão educacional, gestão escolar, prática pedagógica nas escolas, entre outros.

    A presente pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento de teses e dissertações a respeito da avaliação em larga escala no Brasil, por meio do website da CAPES e do IBICT, considerando o período de 2012 a 2014. Para a discussão nesse trabalho, inicialmente são apresentados os procedimentos realizados durante o desenvolvimento da pesquisa, os resultados, uma discussão sobre a análise das teses e dissertações localizadas e as considerações finais a respeito dos achados da pesquisa.

     

    PERCURSO METODOLÓGICO

    A fim de corresponder ao objetivo dessa pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa e as discussões foram fundamentadas nos seguintes autores: Bauer e Reis (2015); Bauer e Tavares (2013); Martins e Sousa (2012); Nogueira e Almeida (2014), entre outros. Para a busca das teses e dissertações entre os anos de 2012 a 2014, optou-se por utilizar o descritor avaliação em larga escala para analisar os trabalhos de Programas de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado acadêmico).

    As teses e dissertações a respeito da avaliação em larga escala foram analisadas e categorizadas considerando os seguintes aspectos: a) especificidade da avaliação em larga escala; b) temática de discussão da pesquisa; c) referencial teórico; d) procedimentos metodológicos e e) principais conclusões. Realizou-se, também, análise sistemática dos resumos e categorização das teses e dissertações encontradas de acordo com os temas abordados nas pesquisas, os quais foram organizados em vinte e três categorias.

     

    RESULTADOS

    O levantamento de teses e dissertações apresentou 101 trabalhos, sendo 77 dissertações e 24 teses que discutem especificamente a avaliação em larga escala. A análise e categorização desses trabalhos expôs a falta de singularidade na nomenclatura utilizada para referenciar as avaliações em termos de sistema, que ora são chamadas de avaliação externa, ora de avaliação em larga escala. Com base nas leituras realizadas para fundamentar a pesquisa, notou-se que essa falta de singularidade na nomenclatura e de dados no resumo dos trabalhos não é recente, essas mesmas características foram apontadas pelas autoras Bauer e Reis (2013), quando realizaram um balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil no período de 1988 a 2011.

    A análise sistemática dos resumos e categorização das teses e dissertações encontradas, de acordo com os temas abordados nas pesquisas, nos permitiu identificar quais temáticas que vêm sendo discutidas nos trabalhos sobre avaliação em larga escala.

    Por fim, identificou-se que o foco das pesquisas em relação à avaliação em larga escala concentrou-se em duas categorias: a) Usos e influências dos resultados da avaliação em larga escala para prática pedagógica na escola (equipe docente e gestão educacional e escolar), com 22 trabalhos e b) Avaliação em larga escala e processos de ensino e aprendizagem, com 12 trabalhos. Vale ressaltar, também, as categorias que vêm sendo pouco discutidas nas pesquisas: a) Compreensão e apropriação dos sistemas de avaliação educacionais pela equipe de gestão e corpo docente nas escolas, com cinco trabalhos; b) Uso dos resultados das avaliações em larga escala para a formação de professores, com três trabalhos e c) Relação entre a avaliação em larga escala e a avaliação da aprendizagem, que apresentou dois trabalhos.

    Assim, na categoria sobre o uso dos resultados das avaliações em larga escala para a prática pedagógica, Blasis, Falssarella e Alavarse (2013) citados por Zaias Kailer (2017), afirmam que o uso dos resultados das avaliações em larga escala perpassa por três esferas, a saber: gestão do sistema educacional, gestão escolar e o trabalho pedagógico. Os dados da presente pesquisa confirmam essa afirmação, visto que a maioria dos trabalhos analisados apresentam como objetivos analisar os impactos das avaliações em larga escala no trabalho docente, na gestão escolar, bem como no sistema educacional.

    A partir das análises dos trabalhos, nota-se que muitas escolas não compreendem os dados gerados pelas avaliações em larga escala, o que dificulta fazer o uso dos resultados. Nesse sentido, Souza (2013, p.166) ressalta que: “a avaliação para ter um bom resultado precisa chegar até a escola, lugar onde a educação acontece, mas, com a compreensão necessária para se fazer uso dela”.  A compreensão e a apropriação desses resultados contribui com a qualidade da educação quando a gestão educacional e escolar refletem sobre os resultados obtidos, transformando-os em informações para o aprimoramento das práticas pedagógicas, conforme seu contexto, mas vale ressaltar que é um trabalho contínuo. A autora ainda reitera que os usos dos resultados têm que desencadear um processo importante de reflexão, no entanto, é necessário que as escolas sejam orientadas no momento de analisar os resultados e emitir relatórios, bem como no momento de sistematizar seus planos de ação (SOUZA, 2013).

     Outro aspecto relevante, apontado nessa pesquisa, é o intervalo de tempo entre a aplicação das avaliações e a devolução dos resultados. A autora supracitada considera que a demora na disponibilização desses dados faz com que se tenha uma percepção de que o uso dos resultados não é importante.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A presente pesquisa evidencia o aumento das produções em relação a avaliação em larga escala a partir da primeira aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB que passou a acontecer nos anos de 1990. Também foi possível evidenciar que as pesquisas apresentam uma pluralidade de temas que abordam a questão com diferentes níveis de aproximação, como a prática docente, a gestão escolar e a gestão do sistema de ensino. 

    O estudo das produções também revelou duas concepções de avaliação, compreendidas a partir de Cappelletti (2012): avaliação como sinônimo de controle e como possibilidade de emancipação. A avaliação é tida como forma de controlar e regular o sistema educativo a partir do que os alunos têm aprendido, e muitos professores reorientam suas práticas, como forma de treinamento, a fim de obter um resultado melhor nas avaliações em larga escala. Já a avaliação como emancipação, de acordo com Cappelletti (2012), corresponde ao uso pedagógico dos resultados, ou seja, por meio da práxis pode se tornar possível mudar algumas práticas de avaliação já estruturadas e auxiliar no processo de melhoria da qualidade da educação.

    Outro aspecto importante é a necessidade de uma formação em avaliação educacional para os profissionais da educação, que possibilite compreender a avaliação nas suas diferentes perspectivas e domínios. Essa necessidade de formação não é recente, Cappelletti (2012) discorre em seu estudo que a formação oferecida nos cursos de formação de educadores, em geral, não tem sido suficiente para esclarecer as propostas e práticas de avaliação.

    Por fim, essa pesquisa revela a importância da avaliação em larga escala na proposição de mudanças por meio de diferentes formas dos usos dos resultados no contexto educacional, bem como a discussão nos mais variados enfoques. Entretanto, considera-se a necessidade de estudos e análises sistematizadas com maior aprofundamento dos trabalhos já realizados, a fim de contribuir com os debates a respeito da avaliação em larga escala.  

     

    REFERÊNCIAS

     AFONSO.A. J. “Avaliação educacional”. In Dalila A. Oliveira; Adriana Duarte e Livia M. F. Vieira (orgs.). Dicionário sobre Trabalho, Profissão e Condição Docente. Brasília: Secretaria da Educação Básica do MEC, 2010.

    BAUER, A.; REIS, A.T. Balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil: 1988 a 2011. In: 36° Reunião Nacional da ANPED, 2013, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia, 2013. Disponível em: <http://www.36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt05_trabalhos_pdfs/gt05_3375_texto.pdf>. Acesso em: 12 out. 2015.

    CAPPELLETTI, I. F. Opções metodológicas em avaliação: saliências e relevâncias no processo decisório. Roteiro. v. 37, n. 2. Joaçaba, 2012, p.211-226.

    KAILER, E. Z.. Programa AvaliAção: representações sobre os usos dos resultados na escola por professores e equipes de gestão. 2017. 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

    SOUZA, M. A.  O uso dos resultados da avaliação externa da escola: relação entre os resultados da avaliação externa e a avaliação interna dos alunos. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernadete A. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origem e pressupostos v.1. Florianópolis: Insular, 2013, p.163-173.

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Avaliação em larga escala; Educação Básica; Uso dos resultados.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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