AS PESQUISAS NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: BREVE ANÁLISE DO EIXO “ENSINO DA POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES” (ReLePe)

  • Autor
  • Natali de Fátima dos Santos
  • Co-autores
  • Gregory Luis Rolim Rosa , Paola Andressa Scortegagna
  • Resumo
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    AS PESQUISAS NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: BREVE ANÁLISE DO EIXO “ENSINO DA POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PESQUISADORES” (ReLePe)

     

    Eixo 2- Política Educacional e Gestão

     

    Resumo: A presente discussão apresenta os principais elementos que caracterizam as produções analíticas sobre a formação do pesquisador no campo da Política Educacional no contexto da América Latina. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, cuja metodologia envolveu o mapeamento e análise de 24 trabalhos produzidos entre 2015 a 2018, organizados no eixo Enseñanza de la Política Educativa y Formación de Investigadores del campo e dispostos na Biblioteca Temática da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe). Argumenta que as pesquisas relacionadas à formação do pesquisador em política educacional, assim como o campo de pesquisa, ainda são recentes e que estas dão foco maior na formação inicial do pesquisador no âmbito da graduação, apreendendo a disciplina Política Educacional como principal espaço formativo, abordando seus determinantes históricos e aspectos curriculares.

     

    Caracterização das pesquisas em política educacional

                Apesar da crescente discussão acerca das políticas educacionais, Bello et al (2014, p. 374), afirmam que sua consideração como “uma unidade de análise e pesquisa acadêmica é recente no Brasil.” Os primeiros estudos acerca da necessidade de constituição da política educacional como campo tiveram início em 1990 e apontam dificuldades que precisam ser superadas pela busca de sua consolidação.

                Em relação a essa busca por consolidação enquanto campo, os autores destacam a importância da criação da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do grupo de trabalho 5 “Estado e Política Educacional” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós – Graduação em Educação (ANPED). Esses grupos impulsionaram o desenvolvimento de pesquisas que se diferenciam das conduzidas pela esfera governamental.

                Mainardes (2009) ao se retratar sobre isto assinala que, pelo fato de as pesquisas no campo das políticas educacionais serem recentes no Brasil, ainda há insuficiência de referenciais analíticos consistentes, mas que apresenta crescimento em termos de dissertações, teses e publicações, destacando a importância de debates sobre as questões teórico- metodológicas da análise de políticas públicas.

                Em levantamento feito por Stremel (2014) da produção e publicação sobre estudos epistemológicos da política educacional, organizados a partir dos sete eixos temáticos da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), com o objetivo de contribuir para as discussões a respeito dos estudos teóricos e epistemológicos acerca da política educacional, verifica-se que nos últimos anos, o interesse dos pesquisadores pelo campo em questão tem aumentado o que resulta em um crescimento de produções e de grupos de pesquisa e estudo acerca da política educacional, corroborando para a consolidação do campo “enquanto um espaço de discussão, debate e pesquisa”. (STREMEL, 2014, p. 555).         

                Na pesquisa desenvolvida por Souza (2014), intitulada “A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando?” o autor evidencia alguns dos possíveis problemas e limitações na produção acadêmica que influem no desenvolvimento no campo de pesquisa de Política Educacional.

                Com base nas análises feitas o autor afirma que parece não haver “um consenso pleno sobre o que é/são o/ s objeto/ s de investigação neste campo, ao menos no Brasil.” (SOUZA, 2014, p. 356). Esta realidade pode ser expressa pela variedade de temas tratados nos trabalhos pesquisados.

    A partir desse panorama, Souza (2014) afirma existir um conjunto de desafios referentes à metodologia da pesquisa no campo, evidenciando, principalmente: a carência de estudos que acompanhem e interpretem a dinâmica da política; a necessidade de ampliação das revisões de literatura; a falta de estudos que adotem metodologias do exterior; a necessidade de realizar reflexões mais sistemáticas a respeito da definição das teorias que fundamentam as pesquisas; por fim, a importância de os pesquisadores buscarem se aprofundar em suas análises políticas, priorizando os estudos sobre políticas educacionais e avaliações da política.

    Breves apontamentos da análise

                A presente pesquisa apresenta uma análise exploratória sobre as produções encontradas no Núcleo de Investigação ReLePe  Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa especificamente no eixo “Ensino de política educacional e formação de pesquisadores para esse campo.” Para a análise foram considerados todos os artigos disponíveis no eixo desde sua criação no ano de 2015 até  2018. Verificou-se que o eixo conta com um número reduzido de pesquisas e publicações, ao todo, até o momento, foram publicados 24 trabalhos no eixo em questão.

                Na primeira etapa foram realizadas as leituras na íntegra dos textos para que em seguida, fosse possível formar as categorias de análise. A leitura integral dos textos permitiu a apreensão de elementos importantes das pesquisas que não estão explícitos nos resumos. Na segunda etapa os elementos foram agrupados, resultando em um quadro geral de análise de conteúdos.

                A partir da análise das produções verificou-se que o maior número de produções nacionais concentra-se na região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) totalizando 8 trabalhos, sendo que as demais são das regiões sudeste e centro-oeste do país, com 4 trabalhos. Em relação a esses dados, percebe-se que o maior número de produções se origina das regiões em que há maior concentração de programas de Pós- Graduação. (SOUSA; BIANCHETTI, 2007). Em relação às produções de outros países da América Latina a maior concentração de trabalhos origina-se da Argentina, sendo 7 o número total de trabalhos. Em relação ao ano de publicação das produções, percebe-se que a grande maioria (ao todo 11 trabalhos) foi publicada no ano de 2015, ano em que aconteceu o I Encontro Latino- Americano de Professores de Políticas Educacionais, em Guarulhos – SP e que cujas discussões deram origem ao eixo analisado neste trabalho. 

                Assim como apontado por Camargo (2018) em pesquisa feita sobre os aspectos teórico-epistemológicos das pesquisas em Política Educacional, considera-se que dada expansão e as dificuldades inerentes ao campo, os estudos acerca dos referenciais teóricos utilizados pelos pesquisadores e de sua perspectiva e posicionamento teórico-epistemológico em relação ao seu objeto de estudo, se tornam elementos relevantes para o processo de delimitação do campo da política educacional.

                A partir do levantamento realizado, verificou-se que 18 dos 24 trabalhos analisados não explicitam a perspectiva e posicionamento epistemológico. Dentre os trabalhos que explicitam, 5 utilizam como referencial teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético e 3 dos trabalhos fundamentam-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu.

                Em relação aos principais autores utilizados, dentre os trabalhos que utilizam o materialismo histórico dialético como referencial teórico, apenas um deles utiliza um autor clássico dentro dessa perspectiva, sendo Karl Marx o autor clássico citado. Considerando os trabalhos que partem da teoria dos campos sociais, Bourdieu (1997), (2003), (2004), (2006) é o único autor clássico utilizado, considerando que foi o responsável pelo desenvolvimento dessa perspectiva. De modo geral e considerando todos os trabalhos, independente da explicitação ou não de sua perspectiva e posicionamento epistemológico, os autores mais citados são: Ball (1994), (1995), (2006), (2014); Mainardes (2009), (2015), (2017); Tello (2012), (2013), (2015), (2017); Stremel (2012), (2016); Mainardes e Stremel (2015); Mainardes e Tello (2015). 

                A partir da categoria de análise que considerava o tipo de pesquisa, foi possível identificar elementos referentes às questões metodológicas dos trabalhos. A maior parte das pesquisas é de natureza exploratória, o que pode ser compreendido levando em consideração o fato de que os estudos a respeito do campo da política educacional ainda são recentes havendo, portanto, a necessidade de uma primeira aproximação com o objeto de estudo, buscando torna-lo mais explícito e construir hipóteses acerca do mesmo. Em segundo lugar, totalizando 6 trabalhos, estão as pesquisas que aliam a pesquisa exploratória junto a análise documental,  o que pode ser explicado a partir da verificação de que a maioria dos trabalhos tomam como objeto de estudo a disciplina de Políticas Educacionais, as quais consideram como principais fontes de análise documentos como: matrizes curriculares de cursos de licenciaturas, planos e programas de ensino, projetos de curso e catálogos de cursos de universidades públicas, ementas da disciplina, bibliografia indicada, entre outros.

    Considerações finais

    Com base no exposto, verifica-se que, apesar de ter ocorrido um aumento das produções acerca do ensino de Política Educacional e a formação de pesquisadores do campo, o número de trabalhos ainda é muito reduzido considerando que a ReLePe representa uma das principais fontes para a disseminação dos conhecimentos que vêm sendo produzidos no âmbito do campo da política educacional.

    Além disso, foi possível identificar que muitos pesquisadores não explicitam em seus trabalhos sua perspectiva e seu posicionamento epistemológico, o que acaba dificultando o processo de fortalecimento do campo levando em consideração o ponto de vista epistemológico, pois, indica certa “simplificação ou esvaziamento da teoria que fundamenta a pesquisa”. (CAMARGO, 2018, p. 29).

    A partir desses elementos, considera-se importante a intensificação de produções que tomem como objeto de estudo as características da formação dos pesquisadores do campo, tanto no âmbito da Graduação como da Pós- Graduação, considerando que por meio do estudo desse objeto é possível identificar elementos importantes referentes ao processo de constituição e desenvolvimento do campo acadêmico da política educacional.

    Referências:

    AZEVEDO, J. M. L. de; AGUIAR, M. Â. A. A produção do conhecimento sobre política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 77, p. 49-70, dez. 2001.

     

    BELLO, M. I; JACOMINI, A. M; MINHOTO, P. A. M. Pesquisa em política educacional no Brasil (2000- 2010): uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369- 393, jul./dez. 2014.

     

    CAMARGO, E. P. de. O método materialista histórico dialético em pesquisas do campo da política educacional: limites e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2018. 124f.

     

    MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico- metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.

     

    SOUSA, S. S; BIANCHETTU, L. Pós- graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 389-409, set./dez. 2007.

     

    SOUZA, R. Â.  A pesquisa em políticas educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014.

     

    STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 553- 572, jul./dez. 2014.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Política Educacional, Pesquisa em Política Educacional, ReLePe
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Política    Educacional    e    Gestão    
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