O ESPORTE DA ESCOLA: UM RECORTE DA PESQUISA NO PPGE-UEPG NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Autor
  • SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID
  • Resumo
  • O ESPORTE DA ESCOLA: UM RECORTE DA PESQUISA NO PPGE-UEPG NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

     

                                                                                                                                                                                                                      MADRID, Silvia Christina de Oliveira 

                                                                                                                                                                                                    Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

                                                                                                                                                                          Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas - GEPEFE (UEPG/CNPq)

                                                                                                                                                                                                                                               silviamadri@uol.com.br

                                                                                                                                                                                                                   Eixo Temático: Formação de professores 

     

    Este trabalho apresenta e descreve, de forma sucinta, três (3) pesquisas realizadas no período de 2013 a 2016, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado (PPGE/UEPG), por professores de Educação Física participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar e formação de professores - Gepefe (UEPG/CNPq). 

    As pesquisas tem como eixo central o esporte no contexto escolar, sendo tratado em relação aos seus sentidos e significados, na perspectiva de projeto e em relação aos saberes e conhecimentos docentes para seu desenvolvimento nas aulas de Educação Física.  

    Cabe ressaltar que a realização de estudos e pesquisas tem contribuído para ampliar as reflexões e discussões sobre a Educação Física escolar e a formação de professores no Gepefe (UEPG/CNPq). 

    O esporte no contexto escolar: sentidos e significados nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental 

    Este estudo tem como objeto de pesquisa a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa descritiva (MARCONI; LAKATOS, 2004). 

    Os objetivos da pesquisa foram: a) Identificar como ocorre a abordagem pedagógica do esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental? b) Identificar as concepções dos alunos, dos anos finais do ensino fundamental, em relação ao conteúdo esporte e a disciplina de Educação Física. 

    A investigação foi realizada em 2013, no município de Ponta Grossa-PR, tendo como campo de pesquisa três (3) escolas públicas estaduais, onde os dados foram obtidos a partir dos instrumentos da observação e do questionário, envolvendo cinco (5) professores de Educação Física e trezentos e trinta e quatro (334) alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. 

    Os dados foram sistematizados de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Após a análise dos dados constatou-se que o esporte é o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física e preferido pelos alunos, porém, somente algumas modalidades esportivas são priorizadas pelos professores. 

    Os resultados também revelam que a grande maioria dos alunos gosta das aulas de Educação Física e observam a mesma como sendo importante para sua formação, no entanto, um percentual de 61,4% dos estudantes revelou que concebe a Educação Física como sendo sinônimo de esporte. Identificou-se mediante as observações das aulas que as metodologias empregadas pelos docentes para o ensino do esporte não apresentaram os elementos hegemônicos que caracterizam um ensino balizado pelo esporte rendimento, conforme evidenciado pela literatura da área. Constatou-se ainda que a grande maioria dos estudantes não tem experiências com o esporte em nível de competição e que a realização dos megaeventos esportivos parece não influenciar a prática pedagógica dos professores no sentido de priorizar o ensino do esporte no nível do rendimento visando a formação de atletas. 

    Programas “Segundo Tempo” e “Mais Educação” e seus desdobramentos: o esporte no contexto escolar na perspectiva dos professores de Educação Física 

    Este estudo tem como objeto o esporte na escola e seus princípios educacionais a partir do Programa Segundo Tempo integrado ao Programa Mais Educação (PST-PME). A opção metodológica é de cunho qualitativo descritivo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007). 

    Os objetivos da pesquisa são: a) Analisar o desenvolvimento do esporte na escola e seus princípios educacionais no PST-PME, na perspectiva pedagógica dos professores de Educação Física; b) Identificar os pressupostos teóricos metodológicos do Programa Segundo Tempo (PST); c) Identificar os pressupostos teóricos metodológicos do PST-PME; d) explicitar qual o entendimento dos professores de Educação Física sobre os pressupostos teóricos e metodológicos do PST-PME; e) Verificar quais são os pressupostos teóricos metodológicos que fundamentam as ações pedagógicas dos professores de Educação Física para o desenvolvimento do esporte na escola. 

    A pesquisa foi realizada em 2015, em três (3) escolas públicas estaduais, do município de Guarapuava-PR, onde o Programa Segundo Tempo integrado ao Programa Mais Educação estava sendo desenvolvido, tendo como sujeitos participantes três (3) professores de Educação Física que atuavam no referido Programa. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a análise de documento, a observação das aulas e a entrevista com os professores. Para análise e discussão dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011).

    Por meio da análise dos dados desvelamos que o desenvolvimento do Esporte no PST-PME ocorre num âmbito permeado por contradições, tanto em relação aos recursos físicos e materiais, como em relação a compreensão e aplicação de seus fundamentos pedagógicos. O PST-PME se constitui num espaço em que crianças em risco social podem brincar, jogar e se divertir. Nesse sentido, o esporte é visto como meio para ocupar o tempo ocioso e amenizar mazelas sociais. Concluímos que o esporte e seu desenvolvimento por meio de programas e projetos sociais vinculados à escola contribui na efetivação de ações que visam atender às necessidades e interesses da população.  

    Em decorrência dessas situações percebemos o pouco enfrentamento dos professores para questionar direção, coordenação e demais instâncias superiores em relação a esta precariedade. Consideramos que esse problema de estrutura e material não ocorre apenas nestas realidades, às escolas públicas e a educação no geral sobrem com o descaso governamental e desta forma não podemos ficar alheios e passivos frente a esta situação. 

    Essas discussões apontam para a importância de uma avaliação constante dos projetos e programas sociais como o PST-PME, uma busca constante pelo aprimoramento, monitoramento e capacitação de todos os atores sociais envolvidos é fundamental e necessária. Sabemos que este é um processo árduo e que precisa ser continuo.

    Com base nesses resultados consideramos de fundamental importância à realização de pesquisas acerca do esporte na escola, suas dimensões e objetivos, seja por meio da disciplina de Educação Física ou dos programas que se efetivam no âmbito educacional formal e informal. Defendemos a valorização das práticas esportivas no seio social como ferramenta educacional acessível a todos e a todas.

    O esporte na escola: os saberes e conhecimentos docentes nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental 

    Este estudo tem como objeto os saberes e conhecimentos docentes dos professores de Educação Física para tematizar o esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa (FLICK, 2004; GIL, 2008; SAMPIERI et al., 2013).

    Os objetivos da pesquisa são: a) Identificar os saberes e conhecimentos docentes dos professores de Educação Física para tematizar o esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental; b) Analisar os saberes e conhecimentos docentes utilizados pelo professor para tematizar o esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental c) Verificar quais são os conhecimentos dos alunos dos anos finais do ensino fundamental sobre o esporte. 

    A pesquisa foi realizada em 2016, em três (3) escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Carambeí/PR, tendo como sujeitos três (3) professores de Educação Física, sessenta e oito (68) alunos dos 8º anos do ensino fundamental e setenta e dois (72) alunos dos 9º anos do ensino fundamental, totalizando cento e quarenta e três (143) sujeitos participantes na pesquisa. 

    Como instrumentos de pesquisa foram utilizados a observação, o questionário e a entrevista. Os dados da pesquisa foram sistematizados e analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011).

    Os resultados da pesquisa indicam que o professor de Educação Física possui saberes e conhecimentos específicos da área, os quais são constituídos ao longo da sua trajetória profissional, bem como de sua subjetividade, sendo que ambos contribuem para a tematização do esporte nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental.

    Considerações finais

    As pesquisas apresentadas apontam conclusões importantes em relação ao esporte no contexto escolar, entre elas destacam-se: o esporte é o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física e preferido pelos alunos; algumas modalidades esportivas são priorizadas; o desenvolvimento do Esporte no PST-PME ocorre num âmbito permeado por contradições, em relação aos recursos físicos e materiais e a compreensão e aplicação de seus fundamentos pedagógicos; o professor de Educação Física possui saberes e conhecimentos específicos da área, os quais são constituídos ao longo da sua trajetória profissional e de sua subjetividade, sendo que ambos contribuem para a tematização do esporte nas aulas de Educação Física.

    Acredita-se ser fundamental sinalizar por meio da pesquisa, reflexões, discussões e encaminhamentos para o contexto escolar e de formação de professores, numa dimensão que contemple a importância dos mesmos numa sociedade que valorize a educação. 

     

    Referências

    BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

    FLICK, U. Uma introdução à pesquisa científica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

    GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 

    MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

    SAMPIERI, R. H. et al. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Tradutor: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Penso, 2013. 

    THOMAS, J.; NELSON, J.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividades físicas. Porto Alegre: Artmed, 2007. 

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Esporte, Pesquisa, PPGE-UEPG, Educação Física escolar, Formação de professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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