PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Autor
  • THAISE BIANE DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • CAMILA MACENHAN
  • Resumo
  •  

    III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul

    25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG

    Avaliação, Internacionalização e a Ética nas Pesquisas em Educação no Brasil

     

    PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO ÀS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

     

    Thaise Biane de Oliveira - UEPG (thatabih@gmail.com)

    Camila Macenhan - UEPG (camila.macenhan@hotmail.com)

    Eixo 3: Formação de professores

     

    Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a visão dos professores em relação às atribuições do coordenador pedagógico no ambiente escolar, a partir da mediação realizada pela equipe de gestão amparando-se na perspectiva de uma gestão democrática. Logo, a problemática de pesquisa destacou-se da seguinte forma: “Qual a visão dos professores em relação às atribuições do coordenador pedagógicoe sua função na escola?” Diante desta problemática, destacou-se como objetivo geral: Discutir a visãodos professores em relação às atribuições do coordenador pedagógico na escola. Para realização desta pesquisa, utilizou-se questionários que foram aplicados com as professoras da educação infantil e do ensino fundamental de uma escola. Na pesquisa, é denominada escola X, localizada na cidade de Ponta Grossa/PR. Como resultados e considerações, a importância da mediação da equipe de gestão para o real entendimento das atribuições do coordenador pedagógico dentro da escola é pontuada com base na análise dos questionários, os quais foram aplicados na escola e respaldados nos estudos de Domingues (2014) e Nadal (2016) que compõem este trabalho.

     

    Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Gestão escolar. Gestão democrática.

     

     

     

     

     

    1.      INTRODUÇÃO

    O trabalho do coordenador pedagógico vem sendo destacado, como um articulador entre os profissionais que trabalham na escola e a comunidade ao seu entorno. Por este motivo, o coordenador precisa estar sempre em movimento e aberto a novas descobertas sobre o exercício de sua função.

    No presente estudo, delineia-se como questão norteadora: Qual é a visão dos professores em relação as atribuições do trabalho do coordenador pedagógico e qual é sua função na escola?” Como objetivo geral, menciona-se: Discutir a visão dos professores em relação as atribuições do coordenador pedagógico na escola.

    Este tema, além de objeto de estudo para pesquisas, pode contribuir para novas ênfases que envolvam a gestão escolar como o centro na elaboração de novos conceitos relacionados à área. A compreensão sobre o papel do coordenador pedagógico pode influenciar no trabalho em geral de toda a equipe escolar, também na contribuição da comunidade com a escola e na mediação dos seus alunos em relação à educação.

    A escola é um lugar onde as relações e as práticas são essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Tais relações devem ser consideradas um ideal institucional. Ou seja, a escola depende da relação teórico-prática para que seus objetivos sejam delineados e para que se torne um lugar em que há o processo de agregar pessoas para tomada de decisões. (LIBÂNEO, 2008).

     

    2.      METODOLOGIA

    O estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Ponta Grossa/PR. Na pesquisa é caracterizada como X e tem seu turno de funcionamento integral, atendendo as seguintes etapas de ensino: educação infantil, sendo I II e III (creche); IV e V (pré-escola) e ensino fundamental 1º 2º e 3º ano (1º ciclo); 4º e 5º ano (2º ciclo).

    Os sujeitos, os quais fazem parte da pesquisa, são quinze (15) professoras, que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na escola X.A análise dos dados é um processo no qual o pesquisador se debruça em um longo estudo do material que foi recolhido para que possa, a partir desses dados, chegar a uma reflexão. Sempre amparado por estudos teóricos que auxiliam na organização do estudo para que ele fique mais claro e a análise possa ser feita. Segundo Bardin (1977), a organização da análise é dividida em três polos cronológicos: 1) a pré-análise 2) a exploração do material 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.

    Na pesquisa, a sigla (E.F) refere-se ao Ensino Fundamental e (E.I) refere-se à Educação Infantil.

    O ponto de partida teórico-metodológico vincula-se à abordagem na qual a pesquisa está amparada. Destacam-se alguns autores como principias para a pesquisa: Domingues (2014) e Nadal (2016). Autores esses que trazem a gestão como um conceito mais amplo que o ato de regular o que ocorre em uma escola.

     

    3.      VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

    O Questionário possui duas funções como específicas: uma delas é a descrição de características e a outra é a de medir determinadas variáveis em um grupo social. Tais informações, obtidas por meio de questionários, permitem observar as características de um indivíduo ou grupo. (RICHARDSON et al., 1989).

    A pergunta numerada como questão cinco (5), indaga sobre a caracterização do trabalho do coordenador pedagógico e qual é a sua função na escola. Nessa questão, sessenta por cento dos professores (60%) destacam o coordenador como um profissional muito importante dentro da escola. Duas categorias emergem: a) coordenador como mediador na escola; b) coordenador como exemplo de postura profissional.  Destaca-se uma fala na qual a professora E (E.F) relata: “o coordenador é uma peça fundamental para que o cotidiano escolar aconteça de forma calma e eficaz”. Domingues (2014) salienta que:

     

    [...] o coordenador assume um papel de destaque, mediado pelas suas experiências profissionais e por uma formação que favoreça a construção de um saber-fazer na coordenação pedagógica, na organização de um trabalho pautado na reflexão crítica e no protagonismo da equipe escolar na elaboração de um projeto pedagógico local, que estabeleça as bases para o desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e educadores por meio de uma educação qualificada e não apenas na implementação de programas externos à escola. (DOMINGUES, 2014, p. 60).

     

    Portanto, as demandas que cabem ao coordenador pedagógico são fundamentais para o andamento da escola acontecer de fato. Nesse contexto, entende-se que a professora E enxerga o coordenador como sujeito fundamental dentro da escola para que a prática aconteça. O coordenador também é caracterizado como um “articulador, mediador e que auxilia e orienta os docentes”, como salienta a professora B (E.I) nesta pesquisa. A discussão compõe a categoria “a” do presente eixo, denominada: coordenador como mediador.

    Já a categoria “b” na presente pesquisa, denominada: coordenador como exemplo de postura profissional, considera que o coordenador também é citado pela professora G (E.I) como “exemplo para os professores”. Isso confirma o fato de que, ao admirarem a forma de trabalhar do coordenador, os professores têm uma postura que demostra organização e gosto pelo seu trabalho. Destaca-se também o relato da professora B (E.F): “o coordenador deve ser um articulador das práticas na escola”. Assim sendo, na perspectiva das professoras respondentes dos questionários, a coordenação acaba despertando uma mobilização ao profissional docente a melhorar a sua prática, por meio da articulação entre os profissionais da escola.

    As considerações das professoras mostram que a prática pedagógica só acontece de fato quando o coordenador escolar tem intencionalidade e participa da construção da prática docente. Como destaca Nadal (2016):

     

    A intencionalidade é o fundamento do caráter pedagógico e se constitui por movimentos de uma dialética crítica que busca captar, compreender e encaminhar o trabalho educativo em sua relação teórico-prática. (NADAL, 2016, p. 27).

     

    Portanto, a intencionalidade do coordenador pedagógico é um fator que reflete na construção da prática docente, pois auxilia na compreensão do conceito referente ao pedagógico em todo contexto da escola. Assim, o docente com sua intencionalidade enquanto profissional e as afirmações do coletivo conduzirão o processo pedagógico, como ressalta Nadal (2016):

     

    A intencionalidade é o amalgama da coletividade e, fundada nos pressupostos das diferentes teorias que tratam da educação, exige negociação para que o grupo possa compactuar-se e associar-se ao ‘o que’, ‘por que’ e ‘como’ fazer o processo educativo, conduzindo-o ao pedagógico. (NADAL, 2016, p. 27).

     

    Ressalta-se a importância de um trabalho em coletividade, o qual aproxima as relações que se estabelecem dentro da escola, como parte de um processo de interação entre os sujeitos. Assim sendo, Nadal (2016) afirma que: “[...] a relação entre os pressupostos teóricos e o trabalho educativo escolar não é linear, mas dialética e transformadora, é do caráter da prática pedagógica fazer-se reflexiva” (NADAL, 2016, p. 29). Desse modo, afirma-se que a prática só é pedagógica quando emerge de uma prática reflexiva e por isso apresenta-se como transformadora.

     

    4.      CONCLUSÃO

    De modo a concluir o texto, as afirmações centrais da pesquisa trazem o contexto que acontece nesta escola especificamente. Conclui-se que o coordenador pedagógico e também o diretor, os quais fazem parte da equipe de gestão, são profissionais fundamentais dentro da escola para que a prática docente aconteça. Assim, a relação profissional que eles tem com os professores, reflete na prática docente, pois sem o auxílio e o trabalho em coletividade, esse processo não se efetiva de maneira com que os profissionais se sintam parte deste meio.

     

    5.      REFERÊNCIAS

    BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 1977.

     

    DOMINGUES, Isaneide.O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

     

    LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

     

    NADAL, Beatriz Gomes. Prática Pedagógica: A natureza do conceito e formas de aproximação. In.: SILVA, Maria Cristina Borges da (Org.) Práticas Pedagógicas e elementos articulares. Curitiba: universidade Tuiuti do Paraná, 2016. p. 15-37.

     

    RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

     

  • Palavras-chave
  • Coordenador pedagógico, Gestão escolar, Gestão democrática.
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