PRÁTICAS DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS: CONTEXTO E IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ – PR
Keila Santos - UEPG – santos_keila@hotmail.com
Simone Regina Manosso Cartaxo – UEPG – simonemcartaxo@hotmail.com
GEPEDIDO - Grupo de Estudos e Pesquisas Didática e Formação Docente
Eixo 2-Política Educacional e Gestão
1- INTRODUÇÃO
Esta pesquisa, em desenvolvimento, tem como objeto de estudo as práticas dos coordenadores pedagógicos e o contexto em que estas são desenvolvidas, tendo em vista sua importância para a educação e organização do trabalho desenvolvido por estes profissionais nas escolas municipais de Carambeí. Destarte, parte dos seguintes questionamentos: Quais as implicações da prática do coordenador pedagógico para o trabalho docente nas escolas municipais de Carambeí? Qual o contexto da produção dessa prática?
Dessa forma, temos como objetivo analisar as práticas dos coordenadores pedagógicos e suas implicações para o trabalho docente nas escolas da rede municipal de Carambeí – PR. E como objetivos específicos: a) Identificar e caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Carambeí; b) Situar as práticas no contexto em que estas são produzidas; c) Identificar quais as implicações das práticas pedagógicas dos coordenadores pedagógicos para o trabalho docente.
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partimos da compreensão de que a prática pedagógica do coordenador pedagógico é intencional e se expressa em diversas relações entre os envolvidos no processo ensino e aprendizagem e conhecimento, práticas permeadas por determinantes externos e internos. Assim, analisar as práticas dos coordenadores pedagógicos e suas implicações para o trabalho docente nas escolas exigirá identificar e compreender esses determinantes.
O coordenador pedagógico é um profissional que atua na instituição escolar na relação com comunidade escolar, estudantes e profissionais da educação e cada um possui características e funções diversas. É nesta perspectiva, que se coloca a relevância deste profissional, cuja principal função é articulação de todos na escola, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos, levando em consideração o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem (PINTO, 2011) e acompanhando as práticas pedagógicas dos professores de forma que estes reflitam sobre os saberes da prática como destaca Domingues (2014).
A ação do coordenador pedagógico se pauta na articulação entre os conhecimentos didáticos e metodológicos, de forma que possa contribuir com as práticas dos professores por meio da formação continuada. Para isso, necessita ter sua formação baseada em uma consciência crítica e intencional, com vistas à construção de um sujeito que seja transformador de si e da realidade (PLACCO, 2002).
3- ASPECTOS METODOLÓGICOS
Esta pesquisa possui natureza qualitativa, pois não se busca medir ou quantificar os dados, mas compreendê-los, o que exige um trabalho com estes, levando em consideração as relações sociais e o contexto social no qual se está inserido. De acordo com Bogdan e Biklen (1994) as investigações qualitativas, incidem em diversos aspectos na vida educativa, pois os pesquisadores, por conta de se preocuparem com o contexto, acabam por frequentar os locais de estudo.
Considerando o trabalho que o coordenador desenvolve nas escolas e o contexto de produção dessas práticas, faz-se importante uma pesquisa com uma abordagem etnográfica, sendo esta uma forma específica de investigação qualitativa. Triviños (1987) afirma que “[...] A etnografia baseia suas conclusões nas descrições do real cultural que lhe interessa para tirar delas os significados que têm para as pessoas que pertencem a essa realidade.”
Os procedimentos de pesquisa envolvem observação da prática pedagógica dos coordenadores pedagógicos em momentos específicos do ano letivo (início do ano letivo, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, reuniões com pais, reuniões com professores), aplicação de questionários com professores e coordenadores pedagógicos e realização de um grupo de discussão.
O campo de pesquisa foi delimitado em duas escolas municipais da rede municipal de Carambeí, uma localizada em zona urbana e outra em zona rural.
As observações da prática pedagógica do coordenador pedagógico no ambiente escolar, tem como objetivo de identificá-las e caracterizá-las, situando-as no contexto em que são produzidas. As observações estão sendo descritas em forma de Notas de Campo, definidas por Bogdan e Biklen (1994, p. 150) como: “[...] o relato escrito daquilo que o investigador ouve, vê, experiencia e pensa no decurso da recolha e reflectindo sobre os dados de um estudo qualitativo”.
A aplicação de questionários com professores e coordenadores pedagógicos tem o objetivo de adensar dados obtidos nas observações do ambiente escolar e será complementado com um grupo de discussão. Esta técnica, é utilizada em pesquisas qualitativas com o objetivo de coletar dados por meio das interações de um grupo. De acordo com Weller (2006, p. 246), “[...] os grupos de discussão, como método de pesquisa, constituem uma ferramenta importante para a reconstrução dos contextos sociais e dos modelos que orientam as ações dos sujeitos.”
Os dados serão analisados na perspectiva de Bardin (2016), a qual leva em consideração a pré-análise que tem o objetivo de sistematizar as ideias iniciais e organizá-las; a exploração do material, utilizada para a codificação, decomposição ou enumeração dos dados já preparados anteriormente e, por fim, o tratamento e interpretação dos resultados obtidos.
Além disso, serão realizadas análises de documentos, como o Plano de Ações das Coordenadoras Pedagógicas, os editais, leis e instruções normativas que tratam a respeito deste cargo. De acordo com Bardin (2016, p. 51) “[...] Enquanto tratamento da informação contida nos documentos acumulados, a análise documental tem por objetivo dar forma conveniente e representar de outro modo essa informação, por intermédio de procedimentos de transformação.”
Os encaminhamentos metodológicos, partem do Eixo Epistemológico adotado, ou seja, da Teoria como expressão da prática, pois concordamos com Martins (1996, p. 88) ao afirmar que “[...] são as formas de agir que vão determinar as formas de pensar dos homens, as teorias, os conteúdos.”. Assim sendo, são considerados os sujeitos, partindo de suas práticas pedagógicas, em determinados contextos históricos. Dessa forma, buscaremos identificar e caracterizar as práticas que estão sendo realizadas, contribuindo para a organização do trabalho dos coordenadores pedagógicos neste município.
4- RESULTADOS
A partir do eixo epistemológico adotado, houve a necessidade de se compreender como acontece o processo de escolha destes coordenadores pedagógicos. Neste município há uma especificidade, pois há um processo de votação, válido para o triênio e regulamentado por edital próprio divulgado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este mesmo edital aponta as atribuições deste profissional e como o processo de eleição acontece, inclusive o que necessita constar no Plano de Ação desenvolvido pelos candidatos ao cargo de coordenação pedagógica. As atribuições destes profissionais também constam na Lei Municipal que trata a respeito do Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério.
Até o presente momento, foram realizadas algumas observações das práticas desenvolvidas pelas coordenadoras pedagógicas em duas escolas municipais da rede, uma localizada em zona urbana e outra em zona rural. Estas observações, registradas em notas de campo, buscaram identificar as especificidades da organização do âmbito escolar, no início do ano letivo.
5- CONCLUSÕES
A definição da função do coordenador pedagógico no município de Carambeí é singular pois estes são eleitos pelos profissionais das escolas onde atuam. A partir desta esta pesquisa busca compreender como a função da coordenação pedagógica foi se constituindo, as suas atribuições, o contexto em que estas práticas são produzidas, bem como, quais as implicações destas para o trabalho docente.
6- REFERÊNCIAS:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 173 p.
MARTINS, P. L. O. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996.
PINTO, U. de A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.
PLACCO, V. M. N. de S. Formação de Professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, N. S. C; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas, SP: Papirus, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241 – 260, maio/ago. 2006.
Comissão Organizadora
Érico Ribas Machado
Comissão Científica