A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA DO PNAIC: AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARTICIPANTES

  • Autor
  • Alessandro Alves Machado
  • Resumo
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    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA DO PNAIC: AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARTICIPANTES

    MACHADO, Alessandro Alves (PPGECEM/UEPG)

    alemachado15@yahoo.com.br

     

    Eixo 3: Formação de professores

     

    Introdução

    O tema da formação de professores vem sendo objeto de estudos e pesquisas em diferentes países e com diversas abordagens. Mizukami (2002) afirma que a formação continuada deve buscar novos caminhos de desenvolvimento, deixando de ser uma mera reciclagem do professor, como preconizava o modelo clássico, mas deve sim tratar de problemas educacionais por meio de um trabalho reflexivo sobre as práticas pedagógicas e de uma permanente (re)construção da identidade docente.

    Na perspectiva da autora a formação de professores precisa repercutir nas salas de aula, para que os investimentos contribuam efetivamente para a melhoria da qualidade do ensino.

    Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a atuação docente envolve o ensino de todas as áreas previstas no currículo escolar, com foco na alfabetização dos alunos, por isso ocupam centralidade as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.            

    A formação inicial dos professores que atuam no Ensino Fundamental I ocorre geralmente em Cursos de Pedagogia, nos quais a área da Matemática tem uma carga horária reduzida que impossibilita o aprofundamento dos estudos dos conceitos matemáticos para os futuros professores, carência esta que se reflete nos processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente na qualidade de ensino.

    Diante da necessidade demelhoria nos processos de alfabetização no Ensino Fundamental I no contexto brasileiro foi instituído por meio da Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, num compromisso assumido entre Governo Federal, Estados, Municípios e sociedade. As ações do programa foram assim definidas no art. 2º da referida portaria:

     

    Art. 2º - Ficam instituídas as ações do Pacto, por meio do qual o MEC, em parceria com instituições de ensino superior, apoiará os sistemas públicos de ensino dos Estados, Distrito Federal e Municípios na alfabetização e no letramento dos estudantes até o final do 3º ano do ensino fundamental, em escolas rurais e urbanas, e que se caracterizam:

    I - pela integração e estruturação, a partir do eixo Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do MEC que contribuam para a alfabetização e o letramento;

    II - pelo compartilhamento da gestão do programa entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

    III - pela garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos nas avaliações externas anuais. (Brasil, 2012)

     

                A formação continuada dos professores alfabetizadores das redes de ensino que aderiram ao programa foi o eixo central das ações, articulado aos outros três propostos: materiais didáticos, literatura e tecnologias educacionais; avaliação; gestão, controle e mobilização social.

                Especificamente, para formação dos professores na área da Matemática foram organizados oito cadernos temáticos adotando-se o “pressuposto da alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Dessa forma, a alfabetização matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, superando a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.” (apresentação dos cadernos)

                Danyluk, (2002, p. 20) conceitua o termo Alfabetização Matemática como “[...] atos de aprender a ler e escrever a linguagem matemática nas primeiras séries iniciais de escolarização.”

    No ano de 2014, a formação do PNAIC propunha uma carga horária de 120 horas, com estudos e atividades práticas voltadas para Alfabetização Matemática, na qual se buscou levar o professor à reflexão sobre sua ação pedagógica, tomando como ponto de partida a ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem dos conteúdos matemáticos, compreendendo a Alfabetização Matemática num sentido amplo, na perspectiva do letramento e da Educação Matemática, tendo como eixo central a resolução de situações-problema e o desenvolvimento do pensamento lógico.

    Neste trabalho apresenta-se resultados parciais de uma pesquisa mais ampla, em nível de Mestrado Acadêmico, que objetivou analisar a formação continuada em matemática,dos professoresque participaram do PNAIC em 2014 e que atuam nos anos iniciais da rede municipal de educação de Ivaiporã – PR.

     

    Metodologia

                A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso avaliativo, 21 professores da rede municipal de ensino de Ivaiporã que aceitaram participar da investigação, dos 34 que participaram do PNAIC em 2014. Os procedimentos de coleta de dados foram análise documental e questionário. A metodologia adotada para a análise dos dados coletados no conjunto de questionários da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi.

    A ATD é realizada a partir do conjunto de dados denominado corpus textual de análise de dados, o qual pode ser tanto produzido especialmente para a pesquisa, quanto pode ser obtido de documentos já existentes. Ela organiza os argumentos em quatro focos: a) a desmontagem dos textos ou processo de unitarização; b) o estabelecimento de relações ou processo de categorização; c) a captação do novo emergente e d) o processo de auto-organização.

     

    Análise dos Resultados

                 O questionário utilizado na pesquisa foi composto de nove questões abertas. Optou-se pela apresentação neste trabalho dos resultados da questão “Como você avalia a formação do PNAIC em Matemática que você participou? Explique", na qual cada professor poderia fazer a avaliação do PNAIC, enquanto formação continuada por ele realizada. Da análise das respostas foram estabelecidas duas categorias.

    A categoria (A), formada pelos depoimentos que avaliaram a formação recebida como importante e produtiva contém cinco unidades de análise.

    A unidade "Reflexão sobre a prática docente", formada pelas respostas que consideraram que a formação trouxe novas reflexões quanto ao ensino de Matemática nos anos iniciais, como exemplifica o excerto.

     

    P21 - Muito boa, pois trouxe reflexões, conceitos e ideias de metodologias importantes para o trabalho em sala de aula.

            

    Na segunda unidade "Desenvolvimento de estratégias de ensino" as falas reunidas que a integram consideraram que o curso contribuiu significativamente para a formação docente com o estudo de novas estratégias e metodologias conforme o depoimento de P7:

    P7 - Foi de grande valia, nos proporcionou momentos de reflexão sobre metodologias e estratégias desenvolvidas em sala de aula, contribuindo e inovando nosso trabalho.

               

                A "Troca de experiências entre os participantes", terceira unidade, enfatizou a importância da troca de experiências e práticas exitosas do trabalho docente com outros professores, advindas ou não da formação.

     

    P12 - Foi bom. As atividades foram bem diversificadas com horas de estudo, troca de experiências e aplicação de atividades.

               

                A referência a importância dos estudos da metodologia de “Jogos e Brincadeiras", durante os encontros de formação do PNAIC constituiu a quarta unidade de análise enfatizando o potencial pedagógico da utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula. O depoimento de P14 declarou que o estudo foi

     

    P14 - Muito bom. Porque valorizou a importância do trabalho lúdico, com jogos e brincadeiras, utilizando conhecimentos prévios dos alunos, revertendo em uma aprendizagem mais significativa.

               

                A "Contribuição para melhoria da prática pedagógica" apareceu como quinta unidade de análise da categoria A, revelando a importância do aprendizado para atuação docente:

    P15 - Participar do PNAIC foi muito importante na minha prática de ensino. Pois adquiri muita experiência e descobri ensinamentos significativos na minha aplicação em sala de aula, como no aprendizado durante a formação.

               

    Por fim, a categoria B, composta pelos depoimentos que avaliaram a formação recebida como pouco relevante, e que apesar da reflexão e dos conteúdos abordados não trouxeram novidades em torno de atividades aplicáveis para os alunos, visto que já é realizada tal prática em sala de aula.

     

     

    Considerações finais

                Neste trabalho foram apresentados os resultados parciais da avaliação da formação continuada em Matemática desenvolvida no PNAIC, no município de Ivaiporã, em 2014, pelos professores dela participantes. Por meio dos dados coletados e analisados de acordo com a metodologia da Análise Textual Discursiva foram apresentadas as categorias e unidades de análise que emergiram dos dados empíricos.

    Ficou evidenciado na análise dos depoimentos a relevância da formação do PNAIC, com base na Alfabetização Matemática, porque levou  os professores a refletirem sobre a própria prática docente, propiciou o conhecimento de novas estratégias de ensino e trocas de experiências, e evidenciou as potencialidades da utilização de jogos e brincadeiras como instrumentos facilitadores da aprendizagem e de melhoria das aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental I.

     

    Referências

    BRASIL, PORTARIA Nº 867, DE 4 DE JULHO DE 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2013/portaria_n867_4julho2012_provinha_brasil.pdf

     

    BRASIL, Decreto Nº 8.752, DE 8 DE MAIO DE 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm#art19

     

    BRASIL, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2015.

     

    DANYLUK, Oscana Sônia. Alfabetização Matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, 2002.

     

    MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

     

    MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí; Unijuí, 2007.

     

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores, PNAIC, Matemática, Avaliação de programa educacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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