CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A APRENDIZAGEM DA DIDÁTICA A PARTIR DO OLHAR DE UMA EGRESSA

  • Autor
  • Denise Puglia Zanon
  • Co-autores
  • Maíza Taques Margraf Althaus , Karina Regalio Campagnoli
  • Resumo
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    III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG Avaliação, Internacionalização e a Ética nas Pesquisas em Educação no Brasil

     

     

    CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A APRENDIZAGEM DA DIDÁTICA A PARTIR DO OLHAR DE UMA EGRESSA

     

    Denise Puglia Zanon - UEPG

    Maiza Taques Margraf Althaus - UEPG

    Karina Regalio Campagnoli – UEPG

    Eixo: Formação de professores

     

    Resumo

    Este trabalho tem o propósito de apresentar reflexões sobre as contribuições de um projeto de extensão em desenvolvimento na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em que se prioriza o campo da Didática na promoção da aprendizagem da docência, a partir do olhar de uma egressa do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UEPG. Tem-se como norte que as atividades extensionistas potencializam a formação em Didática, impactando no processo de formação de professores. Além disso, destaca-se a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de aproximação com a comunidade e aprimoramento do processo de aprendizagem da profissão docente. Constata-se que a parceria entre a universidade e a escola permitiu uma vivência enriquecedora para a referida acadêmica egressa, possibilitando experiências significativas para seu processo formativo profissional e humano.

     

    Palavras-chave: Didática, Formação de professores, Extensão.                

     

    Introdução    

                O projeto de extensão intitulado “A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar” é uma iniciativa de um grupo de professoras do Departamento de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Iniciado em 2012, esse projeto intenciona a aproximação das atividades acadêmicas relacionadas à docência, especificamente ao campo da Didática, com escolas parceiras do município de Ponta Grossa.

                Esse projeto extensionista encontra-se, atualmente, em sua quarta edição e é composto por acadêmicos de diversas licenciaturas da UEPG, dentre estas: Geografia Química, História, Pedagogia, além do grupo de professoras da universidade – coordenadoras/supevisoras do projeto – e também docentes e discentes das escolas públicas e particulares participantes.

                Sendo assim, o objetivo desse trabalho é apresentar reflexões advindas das contribuições que o referido projeto de extensão proporcionou para a aprendizagem da Didática, a partir do olhar de uma acadêmica, egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPG. O material empírico advém, portanto, dos relatos produzidos por essa licencianda, no ano de 2016, os quais refletem as percepções, compreensões, conhecimentos e vivências dos extensionistas no espaço escolar.  

                A licencianda participou do projeto como acadêmica nos anos de 2015, 2016 e 2017 e, a partir dessa data, acompanha ativamente as atividades do grupo de estudos, umas das atividades que compõe o referido projeto extensionista.

                Desse modo, vislumbra-se o horizonte de oportunidades oferecidas pelas atividades extensionistas, por meio do contato com a escola, com os educandos, por meio da participação em atividades pedagógicas, acompanhando e auxiliando os professores no dia a dia da instituição escolar.

               

    Refletindo sobre as possibilidades oferecidas pelo projeto de extensão

                    A extensão universitária tem como uma de suas premissas o enriquecimento das experiências entre os indivíduos, uma vez que viabiliza o desenvolvimento humano, conforme já indicava Freire (2015), na obra Pedagogia da Autonomia. Nesse particular, destaca-se a relação de interdependência entre a docência e a discência, com as múltiplas exigências no ato de ensinar. Contar com os alunos das Licenciaturas neste projeto de extensão, em parceria com os professores das escolas envolvidas, tem nos impulsionado a aprimorar nossa prática docente no ensino de Didática.  

    A extensão, compreendida como via de mão dupla, é apresentada por Garcia (2012, p.18), ao afirmar ser necessário o estabelecimento de caminhos a fim de compartilhar saberes e fazeres da sociedade e também da universidade, uma vez que a extensão articula a práxis em direção da ressignificação do saber acadêmico.

                    Seguindo essa perspectiva e defendendo a relevância das interrelações entre os indivíduos e instituições, o documento da Política Nacional de Extensão Universitária - FORPROEX (2012, p. 15), assinala que:

     

    A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

                   

    Pimenta (2018, p. 84), contribui com nossa reflexão, ao explicitar sua compreensão sobre o ensino, como objeto de estudo da Didática:

     

    O ensino é uma práxis social complexa. Realizado por seres humanos entre seres humanos, é modificado pela ação e relação dos sujeitos (professores e alunos) situados em contextos (institucionais, culturais, espaciais, temporais, sociais), e, ao mesmo tempo em que é modificado nesse processo relacional contextualizado, modifica os sujeitos nele envolvidos.

     

    Seguindo essa ótica, os autores Araújo, Rodrigues e Aragão (2017) defendem que o investimento no processo de formação de professores é imprescindível para se alcançar o sucesso no processo ensino-aprendizagem nas escolas. Assim, corroborando essa defesa, nosso projeto de extensão também almeja alcançar esse objetivo.

    Os autores ainda defendem que: “A emergência da discussão sobre o professor pesquisador e o professor reflexivo no contexto educacional, sobretudo brasileiro, reacende o debate em torno do lugar da pedagogia e da didática na formação docente”. (ARAÚJO, RODRIGUES, ARAGÃO, 2017, p. 219). Essa citação expõe uma das preocupações de nosso projeto, ou seja: problematizar a relevância do docente em formação em realizar esse processo de reflexão sobre sua própria prática.

    A acadêmica egressa em questão, a partir do processo reflexivo, salienta que as experiências extensionistas que realizou nos anos em que cursou Licenciatura em Pedagogia, foram fundamentais para sua formação como professora. Ela destaca que o contato com as professoras que acompanhou nas turmas do Infantil IV, V e 4º ano do Ensino Fundamental, fizeram-na pensar em como tornar o ensino mais atrativo para as crianças. Também quanto aos recursos materiais, a licencianda preocupava-se, analisando diferentes materiais que poderiam ser explorados pelos estudantes em diferentes momentos da aula, em prol da aprendizagem dos conteúdos escolares. Além disso, as vivências no projeto, como acadêmica extensionista suscitaram problematizações sobre a postura/papel do professor mediador do conhecimento.

                Muitas são as possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelos projetos de extensão. Em nosso caso específico, destacamos a aprendizagem Didática, que se configura na mediação entre o que, como e para que ensinamos (VEIGA, 2004).    No contato dos licenciandos com as escolas, participando da rotina escolar, acompanhando os processos pedagógicos vivencia-se a mediação acima mencionada e desenvolve-se a autonomia no trabalho docente.          

     

    Considerações Finais          

    Nesse trabalho, defendemos que as oportunidades propiciadas pelo projeto de extensão aqui referenciado, auxiliaram na aprendizagem sobre os saberes da Didática, compreendida como área do conhecimento imprescindível para a formação de professores, assim como, essas experiências estimularam o desenvolvimento da autonomia e a compreensão sobre as especificidades de cunho pedagógico, que envolvem o dia a dia docente.

    As ações extensionistas favoreceram a compreensão sobre o processo didático, o reconhecimento do ensino como práxis social complexa, que se modifica por meio das relações e ações estabelecidas entre docentes e discentes (PIMENTA, 2018).

     

     

    REFERÊNCIAS

    ARAÚJO, O. H. A.; RODRIGUES, J. M. C.; ARAGÃO, W. H. O des (lugar) da Pedagogia e da Didática na formação dos professores. PPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 1, p. 215-226, 2017.

     

    FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

     

    FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA BRASILEIRAS. Manaus, maio 2012. Disponível em: < http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prorec/diretoria-de-extensao/documentos-da-extensao-de-ambito-nacional/politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012/view>. Acesso em: 22/04/2019.

     

    GARCIA, B. R. Z. A contribuição da extensão universitária para a formação docente. 2012. 115 f. Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

     

    PIMENTA, S. G. O protagonismo da Didática nos cursos de licenciatura: a Didática como campo disciplinar. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. Didática: teoria e pesquisa, 2. ed., Araraquara, 2018. p. 81-97.

     

    RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação, Aracaju, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013.

     

    RIBEIRO, S. et al. Aprendentes humanos: a extensão potencializadora do protagonismo. Revista Masquedós, Tandil, n. 3, ano 3, p. 19-26, 2018.

     

    VEIGA, I. A. P. As dimensões do processo didático na ação docente. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O (Orgs.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 13-30.

     

  • Palavras-chave
  • Didática, Formação de professores, Extensão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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